6 de maio de 2011

Sophia Loren homenageada pelos 50 anos do seu primeiro Oscar


A atriz italiana Sophia Loren foi homenageada na noite da última quarta-feira (04) pela Academia de Hollywood em uma cerimônia que aplaudiu sua trajetória profissional e o 50º aniversário do Oscar que a atriz italiana ganhou em 1961 pela atuação no filme Duas Mulheres.
Acompanhada por familiares e amigos como o diretor Rob Marshall, Sophia, de 76 anos, agradeceu o público no teatro Samuel Goldwyn, em Beverly Hills. A cerimônia teve como apresentador o ator Billy Crystal, com participações de Christina Ricci e Eva Mendes.
"Isto só acontece uma vez na vida e é muito importante para mim, por isso vim da Itália só para isto", disse a homenageada.
O auditório se pôs de pé para ovacionar a veterana que em 2009 estreou seu último filme, o musical Nine, no qual compartilhou as gravações com Penélope Cruz, Marion Cotillard, Nicole Kidman, Judi Dench e Daniel Day-Lewis.
O diretor do filme, Rob Marshall, subiu ao palco decorado com duas estatuetas do Oscar gigantes para declarar que Sophia Loren foi a "ilusão" de sua vida, enquanto um telão mostrou parte da filmografia da atriz italiana que começou como extra nos estúdios Cinecittá, de Roma, quando ainda se chamava Sofia Lazzaro e tinha menos de 20 anos. Sua figura e estilo a ajudariam a abrir caminho no mundo do espetáculo, no qual encontrou o apoio de quem seria seu marido, o produtor Carlo Ponti.
Nos anos 1950, participou de diversos filmes com os diretores mais importantes da Itália e se transformou na 'prima donna' do cinema italiano, conquistando o rótulo de símbolo sexual, ao lado de sua eterna rival, Gina Lollobrigida.
Em 1955, atuou pela primeira vez com Marcello Mastroianni em Ontem, Hoje e Amanhã, filme que seria o início de uma longa colaboração em 11 filmes, entre eles A Bela Moleira, de 1955.
A consagração definitiva chegou em 1957, quando viajou para Hollywood e protagonizou uma série de filmes que lhe deram fama mundial. Em 1991, Sophia Loren recebeu o Oscar honorário por sua carreira e nos últimos anos conquistou reconhecimentos por sua trajetória em festas nos EUA e Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário