2 de maio de 2011

Osama Bin Laden Morreu



Osama bin Laden, líder da rede terrorista Al Qaeda, está morto e seu corpo foi resgatado por autoridades dos Estados Unidos. A informação foi divulgada pela rede de televisão CNN no fim da noite deste domingo (1º) e confirmada poucas horas depois após o pronunciamento do presidente dos EUA, Barack Obama, que anunciou oficialmente a morte de Bin Laden.

"A morte de Bin Laden marca a maior conquista na luta para derrotar a Al Qaeda", disse o presidente americano. E lembra que os Estados Unidos não estão em guerra contra o Islã, mas contra o terrorismo. Obama também alertou que a Al-Qaeda tentará outros ataques contra os Estados Unidos. 

O líder da Al-Qaeda foi morto em uma mansão nas proximidades de Islamabad, capital do Paquistão, durante uma operação de inteligência realizada em cooperação com o Paquistão.

Antes mesmo da morte do terrorista ter sido confirmada por órgãos oficiais, milhares de pessoas já comemoravam o fato nos EUA, aglomerando-se em frente à Casa Branca, em Washington. O clima é de total comoção.



Ex-colaborador da CIA, o engenheiro civil Bin Laden era considerado o mentor intelectual dos atentados de 11 de Setembro de 2001 contra o World Trade Center em Nova Iorque e contra o Pentágono, matando cerca de três mil pessoas. Desde então, ele foi transformado no alvo número um dos Estados Unidos, tendo sido procurado pelas forças armadas vivo ou morto. Mas Bin Laden sempre conseguiu se evadir das forças americanas, alternando esconderijos nas áreas de fronteira entre o Afeganistão e o Paquistão. 


Desde 2001, bin Laden e sua organização tinham sido os maiores alvos da Guerra ao Terrorismo dos oficiais norte-americanos. Acreditou-se que Bin Laden e seus companheiros da al-Qaeda estavam escondidos próximos à costa do Afeganistão e das áreas tribais do Paquistão. Em 1ª de maio de 2011, dez anos após os atentados do 11 de setembro, o Presidente Barack Obama anunciou pela televisão que Osama bin Laden havia sido morto por uma operação militar norte-americana, e que os Estados Unidos estava com seu corpo.


Em 11 de Setembro de 2001 a Al Qaeda realizou um ataque terrorista , lançando aviões sequestrados contra as torres gêmeas em Nova York e contra o Pentágono, na capital americana, provocando a morte imediata de pelo menos 2754 pessoas, oriundas de 90 países distintos. Até esta data, a Al Qaeda era um grupo terrorista pouco conhecido pelo mundo.

Uma semana antes das eleições americanas de 2 de Novembro de 2004, no vídeo em que aparece, Bin Laden não assumiu formalmente os ataques apenas comemorou. O governo americano em resposta lançou-se numa Guerra contra o terror, contra o mundo Arabe.
Logo após os ataques, o governo do Afeganistão solicitou provas ao governo americano sobre a autoria dos ataques por Bin Laden, caso fossem apresentadas estas provas este iria detê-lo e entregá-lo às autoridades americanas. O governo estadunidense nunca apresentou publicamente tais provas. Após os ataques de 11 de setembro de 2001, o Afeganistão foi escolhido como primeiro alvo da "cruzada contra o terror", conduzida pelo governo de George W. Bush(filho). O suposto objetivo da operação era desmantelar a organização terrorista Al-Quaeda, liderada pelo saudita Osama Bin Laden.


O homem mais procurado da última década pelos EUA foi morto por forças especiais norte-americanas, juntamente com alguns membros da sua família, numa mansão perto de Islamabad, a capital do Paquistão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário