Um retrato da atriz Elizabeth Taylor feito por Andy Warhol em 1963 foi vendido na quinta-feira em Nova Iorque por 26,96 milhões de dólares (19 milhões de euros) num leilão da casa Phillipsde Pury & Company.
"Liz #5", a obra pop-art que retrata Elizabeth Taylor quando a atriz cumpriu 31 anos, tinha um preço de licitação de 18 milhões de dólares (12,6 milhões de euros), tendo sido arrematada depois de apenas seis ofertas e por 24 milhões de dólares (17 milhões de euros), valor que com as respetivas comissões se elevou para 26,96 milhões de dólares.
A obra foi vendida por um valor abaixo das expetativas da casa de leilões nova-iorquina, que estimava o valor do retrato de Elizabeth Taylor em cerca de 30 milhões de dólares (21 milhões de euros).
Liz #5", que era propriedade da colecionadora de arte contemporânea, Ileana Sonnabend, já falecida, era a principal atração de um leilão de arte contemporânea que contou com outras peças como "LOVE", uma escultura de Robert Indiana com as letras dessa palavra e que está replicada em dezenas de cidades de todo o mundo, como a 6.ª avenida de Manhattan.
O leilão realizou-se menos de dois meses depois da morte da atriz Elizabeth Taylor, que faleceu a 23 de março, em Los Angeles, devido a uma insuficiência cardíaca.
Nenhum comentário:
Postar um comentário