14 de maio de 2011

Leiloado por 19 milhões de euros, retrato de Elizabeth Taylor feito por Andy Warhol

Um retrato da atriz Elizabeth Taylor feito por Andy Warhol em 1963 foi vendido na quinta-feira em Nova Iorque por 26,96 milhões de dólares (19 milhões de euros) num leilão da casa Phillipsde Pury & Company.

"Liz #5", a obra pop-art que retrata Elizabeth Taylor quando a atriz cumpriu 31 anos, tinha um preço de licitação de 18 milhões de dólares (12,6 milhões de euros), tendo sido arrematada depois de apenas seis ofertas e por 24 milhões de dólares (17 milhões de euros), valor que com as respetivas comissões se elevou para 26,96 milhões de dólares.

A obra foi vendida por um valor abaixo das expetativas da casa de leilões nova-iorquina, que estimava o valor do retrato de Elizabeth Taylor em cerca de 30 milhões de dólares (21 milhões de euros).

Liz #5", que era propriedade da colecionadora de arte contemporânea, Ileana Sonnabend, já falecida, era a principal atração de um leilão de arte contemporânea que contou com outras peças como "LOVE", uma escultura de Robert Indiana com as letras dessa palavra e que está replicada em dezenas de cidades de todo o mundo, como a 6.ª avenida de Manhattan.

O leilão realizou-se menos de dois meses depois da morte da atriz Elizabeth Taylor, que faleceu a 23 de março, em Los Angeles, devido a uma insuficiência cardíaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário