5 de maio de 2012

Engenharia Elétrica: Motorização


Hoje o blog UM POR TUDO foi atrás de saber um pouco mais sobre um curso é um sonho de muitos adolescentes, a ENGENHARIA ELÉTRICA, e para isso recebemos o aluno da UFCG: MATEUS SARMENTO, para um papo descontraído sobre o curso, a vida acadêmica e o mercado de trabalho.


Qual motivo levou a escolher Engenharia Elétrica?
Sempre gostei de matemática, e eletricidade e magnetismo foi a física do ensino médio que mais me agradou.

Qual área do seu curso te encanta?
Controle e Automação.

Como é seu curso?
Difícil, além de várias vezes ele ser bem puxado, demora muito até o aluno ter seus primeiros contatos com cadeiras do profissional.

Qual foi a maior dificuldade?
Ter que vir morar longe da família.

Como você relaciona-se com as pessoas de outros cursos?Existe interação?
A interação com pessoas de outro curso é quase nenhuma, normalmente as cadeiras de elétrica só tem alunos de elétrica e as vezes alguns de computação.

Como é sua relação com os colegas do curso?
Só no meu período existem 120 alunos, fica difícil manter uma relação com todos, alguns eu nunca nem falei. Por outro lado existem outros que eu sempre vejo, converso e estudo junto.

Como vê seu futuro acadêmico?
Pretendo fazer ate o mestrado, e aprender francês ate la. Depois arrumar um emprego e tentar arrumar tempo para aprender espanhol. Por ultimo avaliarei o custo-beneficio de se fazer um doutorado, para decidir se faço ou não.

Como é o mercado de trabalho e a remuneração?
Não posso falar com extrema certeza, mas pelo que já vi fica no mesmo patamar que um engenheiro químico.

Que concelho daria para quem desejar fazer?
Escolher outro curso, ainda não estou certo de que a quantidade de estudo e o tanto de coisas que é preciso abrir mão para que se termine bem o curso de elétrica, compense a remuneração no final que provavelmente sera igual ou menor que um engenheiro civil, que possui um curso mais "leve".





Mateus Coutinho Sarmento
5º UFCG-Universidade Federal de Campina Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário