28 de agosto de 2012

Steven Spielberg e Osama Bin Landen


O diretor e produtor Steven Spielberg é o mais novo interessado na caçada ao terrorista Osama Bin Laden. Ele está considerando produzir uma adaptação cinematográfica do livro “No Easy Day: The Firsthand Account of the Mission That Killed Osama Bin Laden”, escrito pelo militar Matt Bissonnette, que participou “in loco” da missão que matou Bin Laden no Paquistão. A informação é do site Collider.

O livro é motivo de polêmica, pois foi lançado sob pseudônimo (Mark Owen) e sem a autorização do Pentágono. Até a revelação da identidade do autor, acreditava-se ser uma obra de ficção. Agora, o ex-Navy Seal corre risco de ser condenado por revelar segredos de Estado. O autor deu baixa do serviço militar poucos meses após a missão secreta, porém, o regulamento militar americano exige que qualquer material sensível publicado por ex-militares seja revisado pelas forças armadas para não revelarem informações classificadas como secretas. O Pentágono já informou que não teve acesso ao livro.

O canal Fox News foi quem tornou pública a identidade de Bissonnette, comprometendo seu futuro – desde a quinta passada (23/8), quando seu nome ficou conhecido, ele já recebeu inúmeras ameaças de morte, tanto de americanos que se dizem patriotas quanto de supostos terroristas islâmicos. Segundo a Fox, Bissonnette introduz o livro dizendo: “É hora de contar a verdade sobre uma das missões militares mais importantes da história dos EUA”.

Bissonnette ainda participou de outra vitória histórica dos Navy Seals, que também será transformada em filme: a libertação do Capitão Richard Phillips de piratas somalis no Oceano Índico em 2009. O filme, chamado de “Captain Phillips”, será o próximo thriller de ação dirigido por Paul Greengrass (“O Ultimato Bourne”), com Tom Hanks no papel do protagonista.

Segundo o Collider, Spielberg não definiu se irá produzir ou dirigir o filme baseado no livro. Caso opte por dirigir, a adaptação só deve sair depois de 2014, pois ele já está envolvido com o longa de ficção científica “Robopocalypse”.

Há vários outros projetos sobre o mesmo tema. O primeiro a chegar aos cinemas será “Zero Dark Thirty”, de Kathryn Bigelow (vencedora do Oscar de Melhor Direção por “Guerra ao Terror”). Enquanto o livro de Bissonnette trata da missão sob o ponto de vista de apenas um personagem, o filme de Bigelow irá acompanhar os militares e também os bastidores da missão, e já estreia em 19 de dezembro nos EUA.

Outro filme em desenvolvimento se chama “Code Name Geronimo” e traz o cineasta John Stockwell (“Mergulho Radical”, “Turistas”) atrás de Bin Laden. Além destes, várias histórias similares sobre busca a terroristas estão sendo produzidas simultaneamente. Entre elas estão “Mission: Blacklist #1″, sobre a caça a Saddam Houssein, estrelado por Robert Pattinson (“Crepúsculo”), e “Lone Survivor”, filme de guerra patriótico que será dirigido por Peter Berg (“Battleship – A Batalha dos Mares”) com grande elenco: Emile Hirsch (“Speed Racer”), Mark Wahlberg (“O Vencedor”), Ben Foster (“O Mensageiro”), Taylor Kitsch (“John Carter”) e Eric Bana (“Hulk”).

Nenhum comentário:

Postar um comentário