7 de agosto de 2012

Irukandji : Medusa assassina


A água-viva Irukandji (Carukia barnesi)  é uma pequena água-viva  da ordem Cubomedusae  , altamente venenoso, que habita as águas do norte da Austrália. Foi documentado pela primeira vez por Hugo Flecker em 1952, que chamou Irukandji para aborígenes que vivem no local foram descobertos.



No entanto, algumas espécies novas e raras de água-viva Irukandji extremamente perigosas, foi descoberto recentemente pelo renomado biólogo marinho Dr. Lisa-Ann Gershwin  da Marinha australiana Sciences Association . O animal será nomeado oficialmente durante este ano.

 Gershwin disse que sabia sobre este tipo de água-viva durante oito ou nove anos, mas nunca teve clara evidência para provar isso. "A primeira vez que a vi, eu sabia que era perigoso. É veneno altamente tóxico incrivelmente poderoso, mas muito raro” .

 Medindo apenas 1 centímetro, enquanto seus tentáculos podem atingir 80 centímetros. Devido ao seu pequeno tamanho e transparência, esta espécie rara é particularmente perigosa porque é virtualmente invisível em água.

Considera-se que o veneno é 100 vezes mais potente do que a da cobra e 1000 vezes mais potente do que a da tarântula, que é difícil de explicar, dado que apenas usa-o para capturar o peixe pequeno que se alimentam.

A mordida dessas criaturas marítimas, bem como de ser muito dolorosa, provoca um rápido aumento da pressão arterial que pode levar a hemorragia cerebral ou ataque cardíaco. Ele também pode causar a paralisia. Este conjunto de sintomas é chamado "síndrome Irukandji"  e é freqüentemente fatal, devido à elevada concentração de veneno.

 Este organismo marinho detém o título vergonhoso de ser o menor animal capaz de matar um homem e para o seu crédito tem mais de um colossal 70 mortes registradas desde o início de sua relação com a espécie humana.

Existem atualmente dois grupos de pesquisa, um em Townsville e um em Melbourne , trabalhando em o antídoto para o veneno da água-viva Irukandji .

Nenhum comentário:

Postar um comentário