Quem olhar para o céu hoje à noite vai ver um fenômeno que só acontece, em média, a cada três anos: a Lua Azul. Mas não se engane com o nome. O que vai acontecer não tem nada a ver com a cor do astro.
A Lua Azul, na verdade, é quando acontecem duas luas cheias em um mesmo mês. A primeira foi no dia 2 de agosto. A outra é hoje.
Apesar de muito raras, luas com a cor azul existem. Elas são consequência de incêndios ou cinzas vulcânicas, segundo a Administração Nacional da Aeronáutica e Espaço (NASA, em inglês). Ao serem iluminadas por uma luz amarela ou vermelha, as partículas provenientes de grandes queimadas deixam a lua e o sol com aparência azulada.
Uma das últimas luas realmente azuis a serem registradas ocorreu em 1883, após a erupção do vulcano Krakatoa, na Indonésia.
O fenômeno acontece porque o ciclo da Lua tem 29,5 dias, enquanto os meses têm 30 ou 31 dias (menos fevereiro, mas essa já é outra história), e a próxima será apenas em julho de 2015. Por conta dessa diferença, existe a chance de a Lua completar seu ciclo antes do fim do mês.
Mesmo não mudando de cor, a Lua Azul encanta astrônomos e público em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário