1 de abril de 2011

Knut o Urso Mais Famoso do Mundo Será Empalhado, Diz Zoológico de Berlim

Knut, o urso polar mais famoso do mundo, será admirado por seus fãs para sempre. O zoológico de Berlim anunciou que empalhará o animal, morto no sábado (19), e o colocará em exposição no Museu de História Natural da cidade, informou a agência de notícias DAPD. A necropsia, realizada para descobrir a causa da morte prematura de Knut, foi acompanhada de perto por um taxidermista para prevenir danos ao pelo e corpo.
Resultados preliminares da necropsia revelaram alterações no cérebro do urso, embora outros órgãos não exibam alterações consideráveis. Segundo o New York Post, a causa oficial da morte foi afogamento – Knut se contorceu algumas vezes e em seguida caiu no laguinho de sua jaula. O jornal especula se as alterações cerebrais podem ser resultado de um tumor cerebral ou demência, que poderiam ter causado os espasmos.
Incesto
O ativista de direitos animais Frank Albrecht, que sugeriu a castração do urso, disse ao jornal que a morte de Knut podia ser uma combinação de stress, incesto e doenças hereditárias.
O urso polar era constantemente intimidado pelas fêmeas com quem dividia seu cercado – inclusive sua mãe, Tosca, que o rejeitou quando nasceu. Albrecht contou que o pai de Knut, Lars, já foi fruto de procriação consangüínea, e animais de sua linhagem eram conhecidos por problemas neurológicos – uma fêmea da qual descendia morreu da mesma maneira e com a mesma idade, em 1975.
Desde sua morte de Knut, centenas de pessoas foram ao zoológico de Berlim prestar homenagens ao urso e também para assinar o livro de condolências. Pessoas de todo o mundo também postaram mensagem via Twitter e Facebook. “Nós recebemos condolências de toda a parte do mundo: Austrália, Nova Zelândia, Honolulu”, disse o tratador Heiner Kloes. A porta-voz do zoológico, Claudia Beinek disse que foi necessário criar um livro de condolência online para atender aos fãs que não moram em Berlim. Além do empalhamento, o zoológico pretende erigir uma estátua de Knut, ainda filhote, no local.
Acaba de ser divulgado na internet um vídeo feito por um visitante que mostra o exato momento  da morte do urso polar Knut no zoológico de berlim. Antes de cair  na piscina do recinto, Knut demonstrou estar passando muito mal. Ele morreu no sábado (20) aparentemente após uma crise epiléptica diante de cerca de 600 pessoas.
A morte de Knut no sábado pode ter sido causada por uma doença cerebral, segundo comunicado oficial do zoo de Berlim (Alemanha), onde ele vivia desde o seu nascimento, há quatro anos. “Os primeiros resultados da necrópsia apontam para significativas alterações cerebrais, o que poderá explicar a morte inesperada do urso Knut. Os patologistas não encontraram qualquer alteração em outros órgãos”, afirma o comunicado. Os resultados ainda são preliminares. O Instituto Leibniz irá demorar ainda alguns dias até concluir os testes bacteriológicos e dos tecidos dos órgãos do urso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário