12 de abril de 2011

Entrevistado do Mês: Gerffeson na diferença encontramos a semelhança

Hoje entrevisto Gerffeson Walemberg Cunha, rapaz de 22 anos, natural de Esperança-PB, cursa o segundo ano do curso de Geografia, uma pessoa alegre que mesmo com o peso do preconceito e das dificuldades em geral. Ele é homossexual assumido e abaixo confira um pouco sobre a vida de quem luta para sobreviver.




Como foi sua aceitação de ser gay? .
Bem, desde pequeno eu fui muito "antenado" nas coisas. Sempre tive isso na mente, que eu gostava do mesmo sexo, mas determinei que no momento certo que eu iria pôr em "prova", e a 1º vez que fiquei com um garoto foi aos 18 anos. Então depois disso, percebi o que eu sou, hoje estou de boa comigo mesmo.

E como revelou à família, amigos?
Para meus pais eu digo numa boa (mas não tenho contato com meu pai há dois anos por outro motivo), e para meus avós e outras pessoas não tão próximas eu deixo subentendido para evitar um "choque", principalmente para as gerações mais antigas que às vezes não fazem por mau, mas não entendem e aceitam nada que seja contrario aquilo que eles aprenderam em sua formação. Para os amigos eu digo logo e quem não aceitar ou tiver algum problema que se retire, não quero que ninguém me suporte e não sou obrigado a suporta ninguém.
  
Significado da palavra Liberdade?
Não importa o que você seja.
  
Que dia guarda com carinho, e o motivo?
 Minha formatura de ginásio, da escola onde estudava desde pequeno e sempre com os mesmos amigos. Foram os anos mais divertidos, e onde encontrei cada fator que me fez o que sou hoje. Depois disso conheci gente nova e diferente e fui fortalecendo meus conceitos e idéias.

O preconceito dentro da universidade?
Sou uma pessoa de sorte em relação a essa temática. Já ouvi comentários e piadas maldosas, mas nunca uma demonstração maior de preconceito, agora tem um motivo que eu defendo, eu não dou "moral" para pessoas de pouca cultura e na universidade têm muitas assim, danem-se quem estiver incomodado com minha pessoa e digo mais, as pessoas não devem julgar esse tipo de coisa, elas não sabem seu futuro, já pensou se alguém que exerce preconceito tiver um filho gay, eu iria ri muito.

Como avalia o movimento pelos direitos homossexuais no Brasil?
Uma tartaruga manca e cega é bem mais eficiente que "as pessoas" que exercem o poder. Os grandes problemas não são a leis, mas sim, aqueles que  aplicam a lei. As leis que defendem os direitos homossexuais no Brasil são horríveis.

 Acha que a sociedade já evoluiu o bastante para entender ou respeitar as escolhas?
Sim e muito. A sociedade é mutável e dinâmica. Mas tem gente que insiste em nadar contra a maré e permanecer nos velhos erros. Coitada da tartaruga a deixa manca mesmo.
  




Já se envolveu com mulheres?
Sim, entre meus 15 e 17 anos, ficava com as meninas na escola mais para mostra aos meus outros amigos que não era nenhum ser de outro planeta, mas não sentia atração por nenhuma garota, a única menina que eu olhei com interesse é uma colega minha que tem namorado (risos) e ela  não sabe que é a única ate hoje.
  
Um conselho para quem tiver passando pelo mesmo dilema que você passou?
Sempre me deparo com pessoas que sofrem com a descoberta sexual ou como queira chamar, e tem problemas em casa, nunca tive problemas maiores em relação a isso com meus pais. Para essas pessoas eu digo que tenha calma, mostrem que têm valor, ganhe a confiança da família e dos amigos uma espécie de moral. Meus amigos héteros não têm aversão por mim, pelo contrário gostam muito de mim, por que sei respeitá-los, não ultrapasso o limite da amizade nem do respeito, porém cobro o mesmo deles!

Seu primeiro beijo em um homem foi por amor?
Foi sim. Amor e amizade de verdade e muito bom.

Está apaixonado?
Hoje não, mas já estive e muito... Foi algo muito louco e novo, hoje eu saberia lidar melhor com isso, mas confesso que prefiro evitar. Esperar um momento melhor e alguém bem legal.
  
Qual a impressão que você gosta de deixar nas pessoas?
Bem é muito difícil saber, por que não leio mentes (risos). Mas acho que as pessoas gostam de mim, sempre sou amigável até onde posso, e meus amigos dizem que sou amável.
  
Profissionalmente seu futuro será, sonhos e aspirações?
 Prefiro realizar meus sonhos, tenho muitos. Às vezes me sinto perdido e que estou no caminho errado. Mas sei onde quero chegar, as circunstâncias é que às vezes não ajudam muito.
  
Por que fazer geografia?
Foi por um acaso. Passei em história na UEPB (Univesidade Estadual da Paraiba), e fiquei na lista de espera para história também na UFCG (Universidade Federal de Campina Grande), então abril um edital de vagas remanescentes via Enem ai fiz a inscrição e passei, fiquei nele por que foi o 1º curso a começar nesse ano q entrei na faculdade.
  
Um musica que mais ouça no momento?
Recomendo duas, the killers e Hurts
  
Um livro?
O iluminado
  
Um filme?
O senhor dos anéis
  
Uma frase?
 Uma frase minha: 
Podemos até definharmos em pó...
Mas o que vivemos e as lembranças ficaram para sempre...
Isso deve ser loucura, mas é o que me conforta... Gerffeson Walemberg  e uma de Cazuza e Frejat "E ser artista no nosso convívio...Pelo inferno e céu de todo dia... "
   
Um ídolo?
Atualmente PC Siqueira , sempre e sempre Ozzy Osbourne

A maior loucura que já ouviu?
Essa é forte e muita gente vai ficar com ódio da minha cara. A BIBLIA, por que tem pessoas e religiões que acham que esse livro é a verdade e nada mais. Poupe-me, o mundo, Deus e tudo o que existe é bem mais que um livro, onde muitos loucos puseram a mão e fizeram "merdinha".
  
Um defeito e uma qualidade?
Defeito: preguiça
Qualidade: criativo

Amizade?
Tem que ser verdadeiras e limpas.
  
Afeto?
Carinho, intimidade, e muita descontração
  
Família?
Às vezes tenho vontade de não ter, mas logo penso e percebo que amo muito alguns (risos)
  
O que te seduz no outro?
O corpo e os olhos e principalmente o conteúdo.

Um lugar?
Uma floresta nórdica

Qual sua religião?
Agnóstico

Gerffeson por Gerffeson?
Sou uma pessoa que não quer riqueza, não muita (risos), gosto dos amigos e das coisas simples da vida. Adoro livros, cinema, musica, mangá, animes, moda, e muita coisa relacionadas às artes, me sinto perdido em mundo louco que perdeu o sentido a muito tempo, mas que ainda da tempo de mudar isso, e começa por você e por mim. Acredito no futuro embora muitas vezes perco o animo, mas logo esse sentimento ruim passa e vamos pra luta. Quero deixar algo bom e de valor quando meu tempo aqui acabar e sentir que esse tempo foi bem aproveitado.













http://twitter.com/#!/Gerffeson   

 http://www.facebook.com/home.php#!/profile.php?id=100001936737284      

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=977084437232155876





Quero agradecer pela entrevista, pela simpatia a forma como recebeu o convite não foi normal, Juliana foi mais animada que eu, obrigado a ambos por vim aqui mostrar a cara e dizer há que veio.Abraço boa semana a todos ate breve.

2 comentários: