19 de janeiro de 2014

Quem são os recordistas do Grammy?


Foram muitos gramofones dourados entregues até hoje, por isso para se preparar para a premiação na semana que vem, nós resolvemos listar os recordistas do prêmio de maior prestígio da música mundial.
Maior campeão:
O artista que mais ganhou prêmios Grammy foi George Solti, que morreu em 1997. Ele era um maestro hungaro, que trabalhou em óperas e orquestras por todo o mundo. Solti ganhou o Grammy 31 vezes.

Cantor e cantora que ganharam mais vezes: Stevie Wonder, foi o cantor que mais recebeu o gramofone dourado, 22 vezes, seguido por Kanye West com 21 vitórias. Já entre as mulheres, Alison Krauss, um cantora de música popular e tradicional americana, levou para casa 27 troféus. Aretha Franklin vem em segundo lugar, com 18 prêmios, e em terceiro aparece Beyoncé, com 17.
Banda campeã
O U2 é a banda que ganhou o prêmio mais vezes, 22.

Vencedor mais jovem
A campeã mais jovem do Grammy é a cantora country LeAnn Rimes, que ganhou o gramofone dourado de Artista Revelação e Melhor Performance Country, por “Blues”, em 1997, aos 14 anos e 182 dias de idade.

Artista mais jovem a ganhar Álbum do Ano
Em 2010, Taylor Swift ganhou o maior prêmio do Grammy por “Fearless”. Ela tinha 20 anos e 49 dias de idade na época.

Vencedor mais velho
O pianista americano Pinetop Perkins ganhou um Grammy em 2011, se tornando o campeão mais velho aos 97 anos de idade.

Álbuns mais premiados
Os álbuns “Supernatural”, do Santana, e “How to Dismantle An Atomic Bomb”, do U2, são os dois mais prestigiados da história da premiação. Cada um deles recebeu um total de 9 gramofones dourados.

Artista a ganha mais vezes o prêmio de Álbum do Ano
Seis artistas já foram premiados três vezes na categoria Álbum do Ano: Frank Sinatra, Stevie Wonder, Paul Simon, David Foster, Phil Ramone e Daniel Lanois.

Maior ganhador em uma única noite Michael Jackson ganhou oito prêmios no Grammy de 1984. Em 2000, Santana igualou o recorde do Rei do Pop.
Artistas que ganharam os três principais prêmios em uma única noite
Os prêmios mais importantes do Grammy são Canção do Ano, Gravação do Ano e Álbum do Ano. Até hoje apenas 6 artistas ganharam os 3 troféus em uma única noite: Paul Simon, Carole King, Christopher Cross, Eric Clapton, Dixie Chicks e Adele

Artista nomeado mais vezes
O músico e produtor Quincy Jones já recebeu 79 indicações ao Grammy, e ganhou 27 vezes.

Mais vezes nomeado mas sem nenhuma vitória
O cantor americano de R&B Brian McKnight já recebeu 16 indicações ao prêmio mas nunca levou um troféu para casa. Em segundo lugar vem Snoop Dogg Lion, com 15 indicações. Katy Perry aparece na 17ª posição dessa lista, com 9 indicações, atrás de artistas como Bjork (13 indicações) e Diana Ross (12 indicações).

Nenhum comentário:

Postar um comentário