9 de janeiro de 2014

Documentário redescoberto de Hitchcock sobre o Holocausto terá primeira exibição integral em 2014


Um documentário editado por Alfred Hitchcock sobre o Holocausto judeu nos campos de concentração nazistas foi restaurado pelo Imperial War Museum, de Londres, e será exibido pela primeira vez na íntegra.
Hitchcock se envolveu no projeto em 1945, a convite de seu amigo Sydney Bernstein. Ele começou a editar as imagens, captadas por operadores de câmera da Unidade de Cinema do Exército Britânico, mas teria se horrorizado com os registros dos campos de concentração, enquanto as tropas aliadas libertavam os prisioneiros judeus brutalizados. O diretor de “Psicose” (1960) ficou tão chocado com as pilhas de cadáveres e condições dos sobreviventes que se afastou dos estúdios Pinewood por uma semana e deixou o documentário de lado.
Toby Haggith, curador do Departamento de Pesquisas do Imperial War Museum, afirmou ao jornal britânico The Independent, que cinco dos seis rolos cinematográficos do filme terminaram esquecidos nos arquivos do museu, até serem descobertas por um pesquisador americano nos anos 1980. A primeira versão incompleta do documentário acabou fazendo sua estreia no Festival de Cinema de Berlim de 1984, sob o título “Memória dos Campos”.
Desde então, o museu tratou de restaurar a qualidade das imagens e encontrar o rolo que faltava. A versão integral do filme será exibida pela primeira vez no final de 2014 e deve provar debate, pois suas imagens são realmente impactantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário