13 de outubro de 2014

Livro investiga a sexualidade na obra do cineasta Pedro Almodóvar


O psicólogo, sociólogo, crítico de cinema e colaborador da Pipoca Moderna Antonio Carlos Egypto está lançando o livro “Sexualidade e Transgressão na Obra de Pedro Almodóvar”, que aborda todos os 19 filmes de longa metragem realizados pelo cineasta espanhol e lançados comercialmente até 2014. O foco principal é a sexualidade e a transgressão na sua fabulação.

A obra considera a importância e a representatividade do trabalho autoral do cineasta na contemporaneidade, enfatizando a compreensão e aceitação da diversidade sexual e humana, e o tratamento avesso a qualquer tipo de moralismo dado a seus personagens e tramas.

O livro procura demonstrar a coerência da ideia de sexualidade como libertação. Além disso, destaca a metalinguagem sempre presente no cinema do diretor. Trata, ainda, das relações de sua obra com o franquismo, origem da postura transgressora que o cineasta adota, buscando esquecer e superar esse passado ainda recente da Espanha.

O lançamento acontece nesta sexta (10/10), a partir das 19h na Livraria do Espaço Itaú de Cinema (R. Augusta 1475), em São Paulo. E é uma boa oportunidade para se inteirar da obra do cineasta, que ganhará homenagem na 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo. Almodóvar assina o cartaz da Mostra com um autorretrato feito durante as filmagens de “Fale com Ela” (2002), e ganhará uma retrospectiva que abarca todas as fases de sua carreira. A Mostra começa na próxima quinta (16/10) e vai até 29 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário