16 de janeiro de 2013
Distribuidora brasileira lidera ranking de bilheterias pela primeira vez em 20 anos
A distribuidora Paris Filmes foi a empresa cinematográfica de maior faturamento no Brasil em 2012. Os dados foram divulgados na segunda (14/1) pela Ancine (Agência Nacional do Cinema).
É a primeira vez em 20 anos uma distribuidora nacional ficou em 1º lugar neste levantamento. A Paris Filmes, que tem parcerias com a RioFilme e a DownTown, obteve participação em 18,7% dos ingressos vendidos em 2012, superando empresas americanas, como a americana Paramount/Universal, que ficou em 2º lugar, com 14,9%.
Entre os grandes sucessos da companhia brasileira em 2012 destacam-se “A Saga Crepúsculo – Amanhecer: Parte 2″ e comédias nacionais populares, como “Até que a Sorte Nos Separe”. A Paris Filmes lançou 7 dos 10 filmes nacionais mais vistos do ano. “Até que Sorte nos Separe” lidera este ranking com 3,3 milhões de espectadores. Já “Amanhecer – Parte 2″ foi a segunda maior bilheteria geral do país, ficando atrás apenas de “Os Vingadores”, com 9,4 milhões de ingressos vendidos.
Apesar do sucesso da Paris Filmes com as comédias nacionais, o cinema brasileiro tem pouco a comemorar. O mesmo relatório indica que o público dos filmes nacionais recuou 12,9% em relação a 2011. Em consequência, a renda encolheu 3,7%.
Os números contrastam com o crescimento do mercado cinematográfico no país, que faturou R$ 1,6 bilhão, um aumento de 12% em relação a 2011, graças ao sucesso de grandes blockbusters americanos, mas também pelo encarecimento dos ingressos. O fator preço pode ser facilmente comprovado diante do número de pessoas pagantes. O crescimento do público foi pequeno (1,7%) comparado ao ano anterior, evidenciando que as salas VIPs e 3D, mais caras, influenciaram na arrecadação final.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário