23 de março de 2014

Divergente estreia em 1º lugar nos EUA


A sci-fi “Divergente” estreou em 1º lugar nas bilheterias dos EUA, acabando com a maldição das adaptações de obras de literatura infanto-juvenil (ou YA, “young adults” na nova nomenclatura). O filme faturou US$ 56 milhões em seu primeiro final de semana, após quatro decepções consecutivas do gênero – “A Hospedeira”, “Dezesseis Luas”, “Os Instrumentos Mortais” e “Academia de Vampiros”.
O sucesso de “Divergente” sacramenta que as distopias futuristas tomaram o lugar dos romances sobrenaturais no gosto do público adolescente. Nenhum candidato a sucessor de “Crepúsculo” conseguiu ocupar a vaga deixada pelo fim daquela franquia. Mas enquanto “Jogos Vorazes” ainda tem um longo caminho a cumprir, seu estúdio, Lionsgate, já possuiu em mãos um herdeiro legítimo.
O sucesso da estreia de “Divergente” é até modesto comparado a “Crepúsculo” (estreia com US$ 69,6 milhões em 2008) e “Jogos Vorazes (impressionantes US$ 152,5 milhões em 2012), mas grande o suficiente para justificar o lançamento de uma nova franquia – os planos de filmagens de sua sequência, por sinal, já estão em andamento.
Com uma arrecadação bastante inferior, o 2º lugar ficou com outra estreia, “Os Muppets 2″, cujos US$ 16 milhões surpreenderam negativamente o mercado. O filme anterior da franquia, “Os Muppets” (2011), tinha estreado com quase US$ 30 milhões nos EUA. A queda de interesse do público é preocupante para a Disney, que tinha planos ambiciosos para a franquia. O próprio chefe de distribuição da Disney, Dave Hollis, classificou o lançamento como “desapontador”.
A crítica americana, porém, gostou bem mais do segundo filme dos fantoches que da nova distopia juvenil – 77% aprovaram “Os Muppets 2″, enquanto apenas 40% gostaram de “Divergente”, no ranking do site Rotten Tomatoes.
Em 3º lugar, a animação “As Aventuras de Peabody e Sherman” continua a reverter o quadro negativo de sua estreia, faturando mais US$ 11 milhões em seu terceiro fim de semana. O filme chegou a US$ 81 milhões nos EUA, com mais US$ 100 milhões no mercado internacional. Pena ter custado tão caro: US$ 145 milhões, o que vai comprometer toda a sua arredação. Mas, ao contrário das previsões apocalípticas, não deverá causar o prejuízo previsto.
“300: A Ascensão do Império” caiu para o 4º lugar, mas seu saldo é bastante positivo. O filme somou US$ 8 milhões a sua conta mundial de US$ 289 milhões. A produção da Warner Bros. deve cruzar a barreira de US$ 300 milhões arrecadados mundialmente ao longo da semana, e possivelmente garantir a produção de mais uma sequência.
O Top 5 fecha com um lançamento evangélico, “God’s Not Dead”, que rendeu US$ 8,6 milhões basicamente com bilheterias do interior dos EUA.
Vale observar que a adaptação do game “Need for Speed” caiu para 6º lugar em sua segunda semana, amargando um fracasso retumbante. E a comédia indie “O Grande Hotel Budapeste”, dirigida por Wes Anderson, faturou pela terceira semana consecutiva a honra de ser o filme mais assistido por sala nos EUA. Mesmo passando em apenas 304 salas, rendeu US$ 6,7 milhões e subiu pra o 7º lugar entre os maiores sucesso do fim de semana americano. Infelizmente, o público brasileiro ainda precisará esperar quase 40 dias por seu lançamento no país, previsto para 1 de maio.


    Top 10 EUA

    1.“Divergente”
    US$ 56 milhões

    2.“Os Muppets 2″
    US$ 16,5 milhões

    3.“As Aventuras de Peabody & Sherman”
    US$ 11,7 milhões

    4.“300 – A Ascensão do Império”
    US$ 8,6 milhões

    5. “God’s Not Dead”
    US$ 8,5 milhões

    6.“Need For Speed”
    US$ 7,7 milhões

    7. “O Grande Hotel Budapeste”
    US$ 6,7 milhões

    8.“Sem Escalas”
    US$ 6,3 milhões

    9.“Uma Aventura Lego”
    US$ 4,1 milhões

    10. “The Single Mom’s Club”
    US$ 3,1 milhões

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