Um raro violino Stradivarius que pertenceu à neta do poeta inglês Lord Byron foi vendido pelo valor recorde de 9,8 milhões de libras (R$ 25,3 milhões) num leilão beneficente realizado na segunda-feira (20) para ajudar vítimas das tragédias japonesas.
O violino, feito em 1721, foi adquirido por um comprador anônimo, por cerca de quatro vezes o recorde anterior para um violino Stradivarius, segundo a Tarisio, site especializado em leilões de instrumentos finos. O dinheiro será destinado ao Fundo de Auxílio para as Vítimas do Terremoto e Tsunami do Nordeste do Japão, da Fundação Nippon.
Conhecido como "Lady Blunt", o violino foi doado pela Fundação Musical Nippon, que possui alguns dos melhores instrumentos Stradivarius e Guarneri. "Embora este violino fosse muito importante para a nossa coleção, as necessidades dos nossos compatriotas japoneses após a tragédia de 11 de março provam que todos nós precisamos ajudar, da maneira como pudermos", disse a presidente da fundação, Kazuko Shiomi, em nota.
O violino havia sido vendido publicamente pela última vez em 1971, na Sotheby's, quando alcançou 84 mil libras (R$ 217,1 mil), um recorde para a época.
Nenhum comentário:
Postar um comentário