20 de junho de 2014

Kathryn Bigelow e Todd Field planejam filmes sobre mesma história


Os cineastas Todd Field (“Pecados Íntimos”) e Kathryn Bigelow (“A Hora Mais Escura”) estão planejando dois filmes distintos baseados na mesma história: a vida de Bowe Bergdahl, soldado americano que ficou cinco anos preso no Afeganistão. A informação é do site Deadline.
O projeto de Field terá como base a reportagem “America’s Last Prisoner Of War”, escrita por Michael Hastings para a revista Rolling Stone, e o filme de Bigelow será baseado em pesquisa do roteirista Mark Boal, com quem ela trabalhou em sues filmes mais premiados, “Guerra ao Terror” (2008) e “A Hora Mais Escura” (2012).
Bowe Bergdahl era um jovem que foi educado em casa por seus pais religiosos. Ele tentou se unir a Legião Estrangeira Francesa e passou um tempo em um mosteiro budista antes de entrar para o Exército. Ao ser enviado ao Afeganistão, tornou-se desiludido com a burocracia e com o que ele via como a incompetência daqueles que o cercavam. Supostamente, ele abandonou a base e ficou vagando até ser capturado pelos Talibans em 2009. Ele passou cinco anos em cativeiro, até que foi trocado por cinco talibãs detidos em Guantánamo. Alguns militares americanos não gostaram dessa troca, uma vez que consideram Bergdahl um desertor, e afirmaram que foi um erro trocá-lo por cinco perigosos agentes do Taliban. O governo americano ainda investiga essa suposta deserção de Bergdahl.
Ambos os projetos não tem ainda cronograma de filmagem e data de estreia definidos. É provável, como acontece em casos de projetos similares, que um deles jamais saia do papel. Geralmente, quem encontra financiamento primeiro é o quem chega aos cinemas. Para isso, é importante escalar um ator conhecido no papel principal. Foi o que aconteceu, por exemplo, com o projeto da cinebiografia do chefão do crime de Boston Whitey Bulger, que seria dirigida por Ben Affleck (“Argo”) e acabou arquivada em prol de “Black Mass”, filme de Scott Cooper (“Coração Louco”) estrelado por Johnny Depp (“Transcendence”).
Todd Field atualmente trabalha na pré-produção do thriller “The Creed of Violence”. Kathryn Bigelow não tem nenhum outro projeto agendado, após adiar indefinidamente seus planos de filmar um thriller na Tríplice Fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário