27 de fevereiro de 2013

Vencedores do Oscar 2013, e críticas ao apresentador


Ao colocar pela primeira vez o roteirista e produtor Seth MacFarlane à frente da maior festa do cinema, que aconteceu neste domingo (24), os produtores do evento, Craig Zadan e Neil Meron, arriscaram. Conforme o esperado, o apresentador ganhou várias críticas negativas, principalmente da imprensa norte-americana.
"O que tivemos foi uma combinação de psicopata e retrô, uma cerimônia do Oscar apresentada por alguém que esperou até a noite do Oscar para descobrir que ele é apenas mais ou menos na comédia stand-up", declarou Hank Stuever, do jornal Washington Post.
James Poniewozik, da revista "Time", disse que MacFarlane "estava desconfortável, bajulador, sem graça e nem mesmo ruim de alguma forma memoravelmente criativa".
A piada mais criticada da noite envolveu o filme "Lincoln", de Steven Spielberg, e o assassinato do presidente norte-americano. "O ator que melhor conseguiu entrar na cabeça de Lincoln foi John Wilkes Booth", disse em alusão ao ator americano de teatro que assassinou Abraham Lincoln em 1865. Macfarlane foi vaiado por parte do público.
"Ao chamar atenção constante para o fator impertinente, MacFarlane também criou uma câmara de eco de indignação, se esforçando cada vez mais para superar a si mesmo com piadas escandalosas sobre raça, judeus em Hollywood, e o assassinato de Abraham Lincoln", afirmou Owen Gleiberman, da revista "Entertainment Weekly".
Um crítico da RedEye Chicago disse que MacFarlane foi um dos piores apresentadores do Oscar, ao lado apenas de Anne Hathaway e James Franco em 2011. Mary McNamara, do Los Angeles Times, disse que ele foi "ocasionalmente bruto e levemente ofensivo, mas, infelizmente, não era muito engraçado. O que é um problema muito grande para um comediante, com a possibilidade de ser chamado o pior apresentador da história."


A transmissão da cerimônia do Oscar 2013, que aconteceu no domingo (24), foi vista por 40,3 milhões de pessoas nos Estados Unidos, segundo informações da agência Associated Press.
A Nielsen Company, empresa que faz pesquisa de mercado, divulgou nesta segunda-feira que a audiência do Oscar foi a melhor nos últimos três anos e que houve um ligeiro aumento em relação ao show do ano passado, que foi visto por 39,3 milhões de pessoas.
Ao trazer Seth MacFarlane, diretor do filme "Ted", como o anfitrião deste ano, a emissora ABC viu um aumento de 11%, em relação a 2012, quanto aos espectadores que têm entre 18 e 49 anos.
O Oscar ultrapassou a marca de 40 milhões de espectadores apenas quatro vezes nos últimos dez anos. Com esse número, ele recupera o topo de premiação mais assistida pela televisão, após o Grammy ter vencido no ano passado.
De acordo com a Reuters, a rede ABC, que pertence à Disney, disse que também houve um crescimento em sua plataforma de internet e mídia social. O site Oscar.com atraiu 15,8 milhões de visitantes desde que as indicações ao Oscar foram anunciadas, no começo de janeiro - um aumento de 28% em relação a 2012.



Confira abaixo todos vencedores das das 24 categorias:

Melhor Filme: Argo

Melhor Diretor: Ang Lee, por As Aventuras de Pi

Melhor Ator: Daniel Day-Lewis, por Lincoln

Melhor Atriz: Jennifer Lawrence, por O Lado Bom da Vida

Melhor Ator Coadjuvante: Christoph Waltz, por Django Livre

Melhor Atriz Coadjuvante: Anne Hathaway, por Os Miseráveis

Melhor Filme em Língua Estrangeira: Amor (Áustria)

Melhor Filme em Animação: Valente

Melhor Documentário (longa-metragem): Searching for Sugar Man

Melhor Roteiro Adaptado: Argo

Melhor Roteiro Original: Django Livre

Melhor Fotografia: As Aventuras de Pi

Melhor Direção de Arte: Lincoln

Melhor Figurino: Anna Karenina

Melhor Maquiagem: Os Miseráveis

Melhor Edição: Argo

Melhor Edição de Som: 007 - Operação Skyfall e A Hora Mais Escura

Melhor Mixagem de Som: Os Miseráveis

Melhor Efeito Especial: As Aventuras de Pi

Melhor Trilha Sonora Original: As Aventuras de Pi

Melhor Canção Original: Skyfall, de 007- Operação Skyfall

Melhor Documentário (curta-metragem): Inocente

Melhor Curta-Metragem: Curfew

Melhor Curta-Metragem de Animação: Paperman

Nenhum comentário:

Postar um comentário