1 de agosto de 2011

Flores e seus significados e poderes místicos.




Lírio-do-vale

Esta flor também e chamada de círio-de-nossa-senhora e convalária. Na Grécia, as sacerdotisas de Hera faziam oferendas de lírios-do-vale para invocar a presença da deusa. Esta flor simbolizava modéstia.





Lótus

Possivelmente a flor que encerra os mais antigos significados espirituais, o lótus era sagrado para varias culturas desde o antigo Egito ate as da China e do Japão. Antes do budismo ser levado para a China, o lótus representava o verão, a pureza, a fertilidade, a espiritualidade e o poder criativo.

Um símbolo de pureza espiritual e do centro sagrado, o lótus aberto era considerado sagrado tanto no budismo quanto no hinduismo. O botão representava fertilidade e potencial. No antigo Egito, esta flor simbolizava o sol e a ressurreição do deus Hórus. Ela era tão sagrada que e encontrada pintada e esculpida nos templos e nas tumbas.

Na Índia, a deusa hindu Lakshmi e relacionada com o lótus. Quando associada a Lakshmi, esta flor simboliza o yoni ou útero da criação. Muitas divindades hindus são retratadas sentadas sobre o lótus, que neste caso representa a divindade e o espírito.





Madressilva

O nome botânico desta flor (lonicera caprifolium) significa "flor de cabra". Shakespeare a mencionou com o nome de woodbine (madressilva-dos-jardins). Um símbolo da palavra empenhada, esta flor é associada aos casamentos.





Malva-rosa

Levada para a Europa pelos cruzados, esta flor foi originalmente cultivada pelo sabor das suas folhas na comida. No século XVIII, novas variedades foram trazidas da China. O nome em inglês (hollyhock) deriva de holy (sagrado) aliado a hoc (malva). Ela possui vários significados - fertilidade, criação, abundância e ambição.



Margarida

O nome atual desta flor em inglês (daisy) deriva do inglês antigo daeges ege e significa "olho do dia". Um símbolo de inocência, os cristãos acreditavam que ela era consagrada a Maria Madalena e São João.




Milefólio


Esta flor é conhecida e usada há milênios nos rituais religiosos. Os mais antigos achados arqueológicos do pólen do milefólio foram encontrados nas sepulturas de Neanderthal. Esta flor sempre foi associada à cura e ao estancamento do sangue. Os druidas celtas usavam o milefólio em muitas das suas cerimônias e também era usado para a cura. O nome em inglês, yarrow, deriva da palavra anglo-saxão gearwe, que significa "preparar".

Um dos métodos chineses de adivinhação originalmente usava cinqüenta talos de milefólios secos. Diz-se que quando dado de presente a uma recém-casada, o milefólio traz felicidade. Use-o para quebrar encantamentos e para proteger.




Narciso

Dar um narciso simboliza cavalheirismo. O nome na língua inglesa (daffodil) deriva do inglês antigo affodyle, que significa "chegar cedo". Foram os romanos que introduziram esta flor na Grã-Bretanha.



Papoula 


De há muito associada ao sono, ao esquecimento e ao rejuvenescimento, a papoula era uma parte importante dos ritos funerários egípcios. Embora os gregos conhecessem suas propriedades narcóticas e curativas, eles também a ofereciam em altares para Deméter e Ártemis para a fertilidade, e a Perséfone no seu aspecto da morte. Dizia-se que Morfeu, o deus dos sonhos, usava grinaldas de papoula. A papoula vermelha representa consolo; a cor-de-rosa, o sono; e a branca, o tempo.



Peônia

Conhecida e venerada do Mediterrâneo ao Extremo Oriente, a peônia de há muito é ligada à cura e à magia. A planta, a flor e a semente eram usadas como protelação contra espíritos malignos e desastres naturais, particularmente as tempestades e os naufrágios. De acordo com os chineses, esta flor altamente valorizada pertencia ao principio yin, ou feminino. Esta flor representa a capacidade de guardar um segredo.



Pervinca

Os italianos chamam esta flor azul de a "flor da morte", enquanto os franceses a conhecem como a "violeta da feitiçaria" e a flor da Virgem. Ela e associada à morte devido a tradição de que as almas dos mortos vivem dentro dela. Ela simboliza um longo relacionamento.





Prímula

Outra flor associada às fadas, a tradição diz que devemos colocar uma prímula na soleira da porta para que as fadas abençoem nossa casa. Os alpinistas na Suíça carregam essas flores para afastar a vertigem. Ela é um símbolo do amor que se inicia, do nascimento e das crianças.


Ranúnculo

Esta flor silvestre é um símbolo de esplendor e luminosidade em uma pessoa ou de uma maneira infantil de apreciar a vida.


Rosa

Uma das flores mais significativas no Ocidente, a rosa individual representa realização e perfeição. Ela também pode significar o centro místico, o coração e o amor, o renascimento espiritual e a própria alma. A rosa amarela representa o lar e a felicidade doméstica, a vermelha simboliza a beleza e o amor apaixonado. Às vezes chamada de flor de luz, a rosa branca simboliza a pureza e o silêncio no Ocidente, porém a morte no Oriente.
O antigo mito grego diz que a rosa e a anêmona brotaram quando o sangue de Adônis, o amado da deusa Afrodite, foi derramado no solo. A rosa também era consagrada a Atena. Sempre que Hécate era representada usando uma grinalda de rosas, a simbologia envolvida era a do início de um novo ciclo de vida. Quando um carro com a estátua de Cibele era puxado através de Roma durante um ritual especifico, os romanos atiravam rosas no veículo em sua homenagem. Mais tarde, os cristãos reverenciariam a Virgem Maria com rosas de uma maneira bastante semelhante. As divindades associadas a esta flor eram Afrodite, Eros e Vênus. De há muito a rosa é usada como uma erva mágica para o amor e a felicidade no lar.


Tulipa

Esta flor é nativa da Pérsia e foi levada para a Europa em 1559 por um homem que as viu num jardim murado em Constantinopla. O nome deriva da palavra turca tulbent (turbante). A flor vermelha simboliza uma declaração de amor, enquanto a amarela significa que seu amor não tem esperança. Outras fontes dizem que a tulipa é um amuleto que traz fama e boa sorte.



Urze

Esta flor cresce agreste no norte da Inglaterra e na Escócia, e dizia-se que era um alimento tradicional das fadas. A variedade vermelha simboliza a paixão, ao passo que a branca significa proteção contra a paixão.


Verbena

Uma erva e também uma flor, a verbena era considerada sagrada por muitas culturas que a consideravam uma planta de mistério e encantamento. No Egito, era um símbolo das lágrimas de Ísis. Os sacerdotes gregos a carregavam nas vestes e a usavam para purificar os altares de Zeus. Os druidas celtas e os antigos persas acreditavam que a verbena não apenas purificava como também favorecia as visões e a adivinhação. As igrejas cristãs a usavam na preparação da água-benta. Sendo uma das ervas celtas mais sagradas, a verbena era colocada nos altares como uma oferenda. Queime-a para repelir o ataque psíquico. Ela também é usada para purificar, atrair riqueza e se encontrar o amor.



Violeta 

Usada nos antigos filtros de amor, esta flor simboliza a fidelidade, a modéstia e um amor constante.




Zínia

Esta flor simboliza pensamentos de amigos ausentes. Em 1519, quando os conquistadores estavam explorando o México, eles encontraram zínias, que chamaram de mal de ojos.


Significado das Flores

Cada flor tem uma cor, um perfume e um significado especiais.
Antes de comprar, plantar ou dar uma flor, saiba um pouco sobre ela.
Simbologia das Flores Naturais
As flores são símbolo da natureza, da vida, de pureza, de paz, de riqueza, de sucesso, de bem estar, de alimento, de energia, de cura, de amor, de qualidade de vida, etc...
As flores são o clímax do ciclo da vida vegetal;
As flores são a demonstração máxima de beleza da natureza, em exuberância de formas, cores e perfumes sem iguais.


01 - Amor-perfeito: Em francês é "pensée", pensamentos.
02 - Anemona: É uma flor pequena e triste, que significa abandono.
03 - Angélica: Harmonia ,união e paz.
04 - Antúrio: Luxo, autoridade e exuberância.
05 - Camélia: A branca siginifica virtude despretenciosa, e as outras
                          significam beleza perfeita.
06 - Centáurea: Sensibilidade.
07 - Clematite: Beleza Espiritual.
08 - Cravo: Seu siginificado varia com a cor: Vermelho - amor
                      incompreendido; Variegado - rejeição; Amarelo - desprezo.
09 - Cravo-de-defunto: (tagetes) Tristeza e luto.
10 - Crisântemo: Também muda com a cor: Vermelho -
                               estar apaixonado; Amarelo - amor desdenhado; Branco -
                                sinceridade.        
11 - Coroa-imperial: Majestade e poder.
12 - Dedaleira: Falsidade.
13- Dente-de-leão: Oráculo.
14 - Flor-de-lis: Usada com símbolo dos reis franceses, significa mensagem.
15 - Flox: Significa harmonia.
16 - Genciana: Injustiça.
17 - Gerânio: Depende da cor: Escuro - tristeza; Rosa - preferência;
                         Vermelho - consolo.
18 - Girassol: Imponência e alegria.
19 - Jacinto: Tristeza profunda.
20 - Jasmin: O significado varia com a cor: Amarelo - elegância e
                        bondade -Branco - amabilidade; Lavanda.
21 - Lírio: Uma flor que é antigo símbolo de pureza.
22 - Lírio-do-vale: Volta da felicidade.
23 - Madressilva: Delicadeza (gentil).
24 - Malva-rosa: Esta flor inglesa significa ambição feminina.
25- Margarida: Significa inocência; é a flor das crianças.
26- Miosotis: Amor verdadeiro.
27 - Narciso: Tradicional símbolo da vaidade exagerada.
28 - Nenúfar: Significa coração puro.
29 - Orquídea: Beleza feminina.
30 - Palma: Dedicação, devoção e grande amizade.
31 - Papoula: Significa extravagância.
32 - Peonia: Timidez.
33 - Primula: Juventude.
34 - Rosa: flor símbolo do amor, seu significado pode mudar com a cor: Rosa -        amor; Amarela - Infidelidade; Branca - pureza e amor espiritual; Moscada -        beleza caprichosa; Solitária - simplicidade.
35 - Tulipa: Amarela: Amor se esperança. Vermelha: Declaração de amor.
36 - Violeta: Lealdade, modéstia, simplicidade.


A pedidos de um amigo um tratamento especial a VERBENA, como ela usada em seriados como Diário de Um Vampiro, vamos as curiosidades:

Características

Possuidor de cerca de 120 espécies diferentes de herbáceas floríferas de pequeno porte, este gênero botânico é caracterizado por plantas de baixa estatura, grande resistência e floração abundante, somado isso com a grande variação de espécies similares que diferem entre si geralmente na cor e no formato das folhas, as verbenas conquistaram uma posição de destaque entre plantas utilizadas para decorar pequenos ambientes pois ficam boas tanto em vasos quanto em jardineiras ou formando moitas em jardins.

Onde e Como Plantar

Nativa da América do Sul, essa planta não costuma apresentar nenhum problema para ser cultivada no Brasil, sua maior limitação é necessitar de bastante sol para que possa se desenvolver bem, logo, para quem pretende cultivá-la envasada, deve-se tomar cuidado ao posicionar o vaso. Não existe nenhum problema em criá-la a pleno sol, na verdade é até aconselhável.

Tipo de Solo

Tal qual a maioria das plantas nativas de clima tropical, a verbena possui uma grande afinidade com solos ricos em nutrientes, porém que não segurem muita água, para que não fiquem encharcados e assim não favoreçam a proliferação de doenças. Para isso pode-se fazer uma mistura entre o solo onde a planta será plantada com areia grossa e fertilizante orgânico.

Como Cuidar

Irrigue de forma a nunca deixar o substrato da planta totalmente seco, mas sem nunca encharcá-lo, umedecer ele diariamente costuma ser a melhor forma. De tempos em tempos adicione um pouco de fertilizante químico NPK rico em fósforo para auxiliar a floração da verbena.
Caso sua planta após alguns anos comece a ficar pouco vistosa, pode ser necessário realizar um replantio, para isso cave um pouco, extraia as piores partes da planta e replante o resto.



Verbena Vermelha

Curiosidades místicas:
  • Em algumas lendas ela é usada contra vampiros, misturadas em algum chá para proteção, deixando-a por perto ou até mesmo adicionando-a em óleos para banho.
  •  Algumas lendas dão conta do uso dela para bloquear os poderes das bruxas. 
  •  Na Roma antiga acreditava-se que Verbena era má erva sagrada, e era usada para esterilizar casas e templos. 
  • Os Druidas Celtas também tinha Verbena como uma planta sagrada. 
  • Era chamada de “lágrima de Isis” no Egito antigo segundo a lenda. 
    Ela criou o rio Nilo com as suas lágrimas
     e era conhecida também na Grécia antiga.
  • Alguns acreditam que a Verbena foi usada para estancar o sangramento das feridas de Jesus quando ele foi tirado da cruz.

7 comentários:

  1. obg por explicar bem o significado da verbena valeu mesmo.

    ResponderExcluir
  2. Tive um sonho com a flor camélia.
    Mais não entendi.
    Nem sabia que existia.
    Foi quando resolvi pesquisar sobre ela.

    Vc poderia deixar uma explicação mais profunda sobre a camélia?

    ResponderExcluir
  3. Saber mais sobre antúrio

    ResponderExcluir
  4. Boas informações, adorei saber sobre a tulipa,estou apaixonada pela minha tulipa ,e olha que ela não deu flor ainda.

    ResponderExcluir
  5. Interessante, gostei muito. Parabens

    ResponderExcluir