23 de agosto de 2011

Movimento retrógrado dos planetas



Esta animação feita por Robert von Heeren com Redshift 7 SP1-Premium mostra o movimento relativo do maior planeta do sistema solar Júpiter, visto da Terra (ponto de vista geocêntrico), entre 1/1/2010 e julho de 2011. 
etapa Horário 12 horas. A linha amarela é o plano orbital de Júpiter. A linha horizontal vermelha grossa marca o plano da eclíptica (o caminho do Sol para o céu como visto da Terra), que é dividida aqui em 15 ° segmentos. 0 ° é marcada com um V de equinócio vernal, que é o início da eclíptica e do astrológico do zodíaco signo de Áries (0 ° -30 ° segmento da eclíptica). O movimento de Júpiter é realçada com uma trilha branca para ver quando ele volta seu movimento em retrogradação em 23 de julho de 2010 e de volta ao movimento direto, em novembro de 2010. 
Enquanto isso, vemos o Sol (Sonne) relativamente movendo da direita para a esquerda.


Loop 2010 de Marte movimento retrogrado:

Desde a antiguidade sabemos que, além de se moverem em relação às estrelas,os planetas não apresentam um movimento aparente regular.
Ora os planetas se movem na mesma direção do Sol e da Lua (movimento direto),ora se movem na direção oposta (movimento retrógrado).

Como o movimento retrógrado é explicado?


No modelo geocêntrico de Ptolomeu, o movimento retrógrado é explicado com o sistema de epiciclos. Abaixo temos uma versão simplificada do movimento retrógrado devido à composição de movimentos com epiciclos.



A esfera azul no centro representa a Terra e a amarela o Sol. A esfera vermelha representa um
planeta externo 
(Marte, Júpiter, Saturno, Urano ou Netuno). O círculo externo representa a esfera celeste 
na região da eclíptica.
A elipse branca na esfera celeste é como observamos o planeta externo.
                                                                                                                                        


Aqui, a esfera verde representa um planeta interno (Vênus ou Mercúrio). O movimento retrógrado ocorre quando o planeta interno está mais próximo da Terra. Note que o planeta interno parece oscilar ao redos do Sol. O planeta externo (ao lado) executa o movimento retrógrado quando está mais próximo da Terra, com o Sol entre eles.

Com o modelo heliocêntrico é possível uma outra explicação para o movimento retrógrado. Os planetas não orbitam o Sol em sincronia: quanto mais distante, maior é o período de translação (terceira lei de Kepler). Um modelo deCopérnico simplificado com órbitas concêntricas é mostrado abaixo.


A esfera amarela no centro representa o Sol e a azul a Terra. A esfera vermelha representa um planeta externo (Marte, Júpiter, Saturno, Urano ou Netuno). O círculo externo representa a esfera celeste na região da eclíptica. A elipse branca na esfera celeste é como observamos o planeta externo.


Aqui, a esfera verde representa um planeta interno (Vênus ou Mercúrio). O movimento retrógrado ocorre quando o planeta interno está mais próximo da Terra. Note que o planeta interno parece oscilar ao redos do Sol. O planeta externo (ao lado) executa o movimento retrógrado quando está mais próximo da Terra, em oposição ao Sol.


Os casos apresentados acima são muito simplificados. No caso dos epiciclos, não levamos em conta nem a ecentricidade, nem o equante. No caso heliocêntrico, usamos órbitas circulares. Em ambos os casos, admitimos órbitas coplanares.



2 comentários: