7 de setembro de 2012

Morre Jake Eberts


Jake Eberts, canadense que começou como um financiador de cinema e ganhou fama ao produzir filmes britânicos e americanos premiados com o Oscar, morreu na última quinta-feira (6), em Montreal. Ele tinha 71 anos.

No fim da década de 1970, Eberts funda a Goldcrest Films, trabalhando com talentos como David Puttnam e Richard Attenborough. A empresa foi premiada com o Oscar por filmes como "Carruagens de Fogo", em 1981, e "Gandhi", em 1982.
"Eberts levava o cinema a sério, sentia que os filmes deveriam ser usados para melhorar a humanidade", disse seu amigo, Helmer Denys Arcand, ao jornal "Montreal Gazette".

Nascido em Montreal, Eberts formou-se em Harvard e começou sua carreira como engenheiro químico. Em sua longa trajetória no cinema, produziu ainda os sucessos de crítica, como "Conduzindo Miss Daisy" (1989) e "Dança com Lobos" (1990).

Em 2002, tornou-se presidente do Nacional Feature Films, forjando um novo caminho para documentários sobre a natureza, incluindo o renomado "A Marcha dos Pingüins". Em 1990, ele escreveu um livro de memórias intitulado "My Indecision Is Final", sobre seus anos na Goldcrest Films.

Eberts deixa esposa e três filhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário