28 de dezembro de 2014

O jogo da imitação será homenageado pela campanha dos direitos humanos


A organização da Human Rights Campaign (HRC, Campanha dos Direitos Humanos), maior ONG voltada aos direitos de lésbicas, gays, bissexuais e transgêneros (LGBT) nos EUA, vai homenagear o elenco e os realizadores do filme “O Jogo da Imitação” num jantar de gala em Nova York, no dia 31 de janeiro.

“O Jogo da Imitação”, cinebiografia do matemático Alan Turing, estrelada pelo ator britânico Benedict Cumberbatch (“Além da Escuridão – Star Trek”) e dirigida pelo norueguês Morten Tyldum (“Headhunters”), é um dos filmes que tem se sobressaído na atual temporada de premiações, ao lado de “Birdman” e “Boyhood”.

“Estamos orgulhosos de homenagear as estrelas e realizadores de ‘O Jogo da Imitação” por trazer a cativante, ainda que trágica, história de Alan Turing à telona”, disse o presidente da organização Chad Griffin. “Alan Turing foi um verdadeiro herói que salvou inúmeras vidas com o seu pensamento revolucionário e determinação. No entanto, durante a parte mais trágica de sua vida, ele ficou sozinho e sofreu tormento e vergonha inimagináveis, apenas porque ele era gay. Este filme dá a milhões em todo o mundo a chance de comemorar um homem verdadeiramente brilhante por suas contribuições inovadoras.”

O filme conta a história do matemático britânico que conseguiu quebrar os códigos nazistas até então indecifráveis, ajudando os Aliados a vencerem a 2ª Guerra Mundial. Nesse processo, ele também acabou criando o primeiro computador da história, o que o faz ser conhecido mundialmente como o pai da informática. Entretanto, em vez de ser comemorado como herói, foi preso e processado ao ser pego em um relacionamento homossexual. Em vez de receber uma medalha pelos serviços prestados, foi castrado quimicamente pelo governo, o que o levou, mais tarde, a cometer suicídio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário