16 de dezembro de 2014

American Film Institute elege os melhores do ano


O American Film Institute (AFI) divulgou sua tradicional lista de fim de ano com os melhores filmes e séries de 2014. Ao contrário dos anos anteriores, a lista de filmes desse ano tem 11 títulos em vez de um Top 10. Nos últimos anos, a relação tem sido um bom termômetro para determinar os indicados ao Oscar.

Dentre os filmes destacados em 2014, alguns já vem chamando a atenção na temporada de premiações, como é o caso de “Birdman”, de Alejandro González Iñárritu (“Biutiful”), “Boyhood – Da Indância à Juventude”, dirigido por Richard Linklater (“Antes da Meia-Noite”), e “Whiplash: Em Busca da Perfeição”, estrelado por Milles Teller (“Namoro ou Liberdade”).

Outros, como “Sniper Americano”, de Clint Eastwood (“Jersey Boys: Em Busca da Música”), e “Invencível”, dirigido pela atriz Angelina Jolie (“Malévola”), estão começando a ganhar força. A lista ainda contempla dois blockbusters: a sci-fi “Interestelar”, dirigida por Christopher Nolan (trilogia “Batman”), e a fantasia “Caminhos da Floresta”, de Rob Marshall (“Piratas do Caribe: Navegando em Águas Misteriosas”).

Vale destacar que, em 2013, dos 10 filmes listados pela AFI, 7 acabaram sendo indicados na categoria de Melhor Filme no Oscar. A lista, porém, não é infalível. No ano passado, o drama “Clube de Compras Dallas” não entrou na relação, mas acabou recebendo seis indicações e vencendo prêmios no Oscar.

Os demais títulos na lista de Melhores Filmes são: “Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo”, com Steve Carell (“Tudo Por um Furo”) e Channing Tatum (“O Ataque”), “O Jogo da Imitação”, estrelado por Benedict Cumberbatch (“Além da Escuridão – Star Trek”), “Selma”, filme sobre a marcha dos direitos civis liderada por Martin Luther King, e “O Abutre”, que marca a estreia na direção de Dan Gilroy (roteirista de “O Legado Bourne”).

Já a lista de Melhores Séries contém seis atrações novas e quatro séries já conhecidas. As veteranas são “The Americans”, “Game of Thrones”, “Mad Men” e “Orange is the New Black”, que em 2014 receberam a companhia das estreantes “How to Get Away With Murder”, “Fargo” “Jane the Virgin”, “The Knick”, “Silicon Valley” e “Transparent”.

American Film Institute: Melhores de 2014

.

Top 11 do Cinema

“Sniper Americano”
“Birdman”
“Boyhood – Da Indância à Juventude”
“Foxcatcher: Uma História que Chocou o Mundo”
“O Jogo da Imitação”
“Interestelar”
“Caminhos da Floresta”
“O Abutre”
“Selma”
“Invencível”
“Whiplash: Em Busca da Perfeição”

Top 10 da TV

“The Americans”
“Fargo”
“Game of Thrones”
“How to Get Away With Murder”
“Jane the Virgin”
“The Knick”
“Mad Men”
“Orange Is the New Black”
“Silicon Valley”
“Transparent”

Nenhum comentário:

Postar um comentário