22 de junho de 2013

Economia, uma boa análise

Hoje converso com um aluno da UFCG no período noturno do curso de ciências econômicas, membro do PET- Economia, programa que visa a pesquisa,ensino e a extensão, ou seja, a tríade de uma universidade, caso queira ver meu currículo lattes ele se encontra disponível em: http://lattes.cnpq.br/1700553023407726

O que te levou a escolher esse curso?

- Eu estava muito indeciso, queria história e ao mesmo tempo engenharia de produção dá pra acreditar? Sou técnico em gestão de empresas e já tinha um pouco desta área também, dai optei por economia, assim por impulso.

Qual área de seu curso te encanta?

- Na Ciência econômica trabalhamos com a matemática, estatística, história, sociologia, psicologia, é muito difícil dizer isto assim, além do que temos o lado ortodoxo(neoclássicos) e heterodoxo( Marx, Keynes,Kalecki e etc) então dificilmente um estudante de economia irá te dar uma resposta tão objetiva, mas gosto muito da história e matemática além de apresentar uma certa empatia pela escola heterodoxa, mas mesmo assim acho proveitoso a leitura dos ortodoxos.

Como é seu curso?
- O curso de tá uma bagagem enorme a qualquer fato, social,politico,econômico, histórico, ou seja lá o que for além proporciona, a uma preferência dos professores por certas escolas de correntes de pensamento diferente o que acaba por tornar o curso mais pluralista, diferentemente de cursos e economia bem específicos só na heterodoxia ou ortodoxia( esta é predominante).

Como é ser do PET?

- Ser do PET é um aprendizado a cada dia, vou ganhando responsabilidade, aprendo e me corrijo com mais tranquilidade, além de poder interagir com toda graduação, acho que o PET é um programa que me fornece não só a pesquisa e ensino, mas também a extensão que é precária em qualquer universidade.

Qual a maior dificuldade?No curso em si!

- Para mim é a falta de professores a mais, pois acaba atrapalhando na grade deixando de oferecer certas disciplinas.

Como você relaciona-se com as pessoas de outros cursos?Existe interação?

- Por ser de um programa de pesquisa como PET eu conheço vários alunos de outros cursos, mas a maioria são membros do PET dos seus devidos cursos, pois temos eventos que nos fornecem essa interação, conheço poucas pessoas que não são do PET dos outros cursos.


Como é sua relação com os colegas do curso?

- Tenho a melhor relação possível, falo com todos e ajudo a todos que me pedem ajuda seja em disciplinas de cálculo ou de teoria econômica.

Como vê seu futuro acadêmico?

- Vejo de forma positiva, sou muito interessado pela academia e sigo em aumentar minha capacidade como pesquisador na área econômica.

Como é o mercado de trabalho e a remuneração?

- Ser economista no nordeste não é fácil, o curso perdeu muitos espaços para cursos com áreas afins, porém a uma demanda de economistas na região sudeste do país, além da renumeração para um profissional de economia bem renomado ser altamente gratificante, digamos que numa média de 12 mil reais, no entanto vale salientar que não deve-se criar grandes expectativas já que o mercado de trabalho não está fácil para ninguém nem mesmo para Doutores, então nada de ansiedade por salário, só disse uma média baseada em dados estatísticos.

Que concelho daria para quem desejar fazer?

- Não se precipite em achar que será um grande investidor e/ou que arrumará grandes empregos assim que formado, o mercado não está fácil pra ninguém. Mas economia é um curso que irá te proporcionar várias ferramentas e conceitos que irão mudar tua visão do mundo e ser um grande pesquisador, além de que o curso é simplesmente incrível e intrigante, melhor opção não há pelo menos pra mim.



Período?

4º período

Nome?

Adolfo de Luna Matias

Onde estuda?

Universidade Federal de Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário