1 de abril de 2011

População de Tigre-de-Bengala Ameaçado de Extinção Cresce na Índia

Novo censo para contagem do animal revelou 1.706 indivíduos. Espécie tinha cerca de 100 mil exemplares há um século.
A população de tigres-de-bengala vivendo na natureza ganhou cerca de 300 indivíduos em quatro anos na Índia, segundo contagem do último censo, informou o ministro de Meio Ambiente do país, Jairam Ramesh, nesta segunda-feira (28). O novo censo contou uma população de 1.706 tigres-de-bengala no país. A última contagem, realizada em 2007, havia indicado cerca de 1.411 exemplares.
Embora o número de animais tenha aumentado com a ajuda de programas de conservação, autoridades de meio ambiente na Índia não consideram que o novo dado possa garantir a sobrevivência da espécie, ameaçada de extinção.
O crescimento econômico no país influencia diretamente o habitat natural dos tigres-de-bengala. A construção de estradas e áreas de mineração, por exemplo, cruzam corredores ecológicos usados pela espécie para migrar de uma reserva a outra de acordo com a época do ano.
“O crescimento no números de tigres é resultado de alguns esforços, mas a diminuição dos corredores ecológicos é alarmante”, disse Jairam Ramesh à agência de notícias Associated Press. Na opinião de Rajesh Gopal, diretor da Autoridade Nacional de Conservação de Tigres na Índia, “proteger estes corredores deve ser tomado como uma prioridade”.
Para contar o número de tigres-de-bengala no país, pesquisadores usaram câmeras escondidas e fizeram testes de DNA. Eles encontraram o animal em 17 estados na Índia. O país tinha cerca de 3.600 tigres da espécie em 2002 e 100 mil há cerca de um século. Mas o número de indivíduos caiu de forma acentuada por conta de conflitos com fazendeiros de áreas próximas a reservas e caçadores interessados na pele e em partes do animal usadas na medicina tradicional chinesa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário