22 de abril de 2011

Pessoas mentem sobre ter visto filmes Cult



O site Lovefilm.com fez uma pesquisa um tanto quanto "exótica" e concluiu que quatro em cada cinco pessoas fingem que viram certos filmes para impressionar os amigos. O filme mais mencionado pelos quase 1,5 mil entrevistados foi "O poderoso chefão", eleito por 30% dos participantes o número 1 na hora de contar aquela mentirinha social. Pelo visto, o longa de 1972 dirigido por Francis Ford Coppola agrega valor e empresta crédito de rua aos pretensos cinéfilos. 

Em segundo lugar na lista ficou "Casablanca", com uma em cada dez pessoas assumindo que nunca viu o filme, apesar de dizer o contrário. O dado pode explicar por que tantas pessoas se confundem na hora de citar um de seus diálogos mais famosos. Ilsa Lund, a personagem de Ingrid Bergman, jamais disse "Play it again, Sam", como muitos gostam de frisar. A ordem correta passada ao simpático pianista é "Play it, Sam. Play 'As time goes by'", enquanto Ilsa suspira pelo Rick Blaine de Humphfrey Bogart no filme de 1942. 

O terceiro lugar ficou com "Taxi driver", de Martin Scorsese, lançado em 1976 e citado por 11% dos participantes. Fechando o top 5, "2001: Uma odisseia no espaço", de Stanley Kubrick, e "Cães de aluguel", de Quentin Tarantino. "Seja uma pequena mentira branca sobre ter visto um clássico cult ou uma brincadeira entre amigos enquanto relembram a famigerada cena do cavalo de 'O poderoso chefão', as pessoas simplesmente não querem admitir que não assistiram a alguns filmes", declarou a editora do Lovefilm, Helen Cowley.


O ato de mentir é clássico de todos, jamais queremos sair por baixo enquanto não somos capazes de dizer um simples "não assisti".Isto pode ser entendido de certa forma para evitar o desprezo dos demais que assistiram o filme.

Nenhum comentário:

Postar um comentário