28 de abril de 2011

Baunilha

Nome científico: Vanilla planifolia
Família : Orquidaceae 

A planta trepadeira é a única entre as numerosas espécies de orquídeas utilizada na alimentação. Produz a tão cobiçada fava e é considerada por muitos “a rainha das especiarias”. Floresce em magníficos cachos, que podem ter até vinte flores. Elas nunca se abrem ao mesmo tempo, mas apenas uma ou duas por dia. Desabrocham antes do sol nascer, permanecendo abertas durante seis a oito horas. Uma planta adulta, bem cultivada, pode ultrapassar os cem cachos e florescer com exuberância por aproximadamente dez anos.

No México, seu habitat, a polinização é feita por insetos locais. Levadas para outros países onde não existem esses polinizadores naturais, a fecundação é feita manualmente: com um palito, faz-se a transferência de uma antera a um estigma. Os frutos aromáticos, largamente empregados na culinária, na perfumaria e indústria farmacêutica, amadurecem em sete a oito meses. Em forma de vagens, com cerca de vinte de comprimento, são colhidos antes de se abrirem.

Os conquistadores espanhóis passaram a saborear esta especiaria, quando Montezuma, soberano dos astecas, ofereceu-lhes, em cálices de ouro, uma pasta feita da mistura de cacau e milho pulverizados, aromatizada com baunilha.Os astecas mantinham em segredo a origem do produto e somente na metade do século 16 os espanhóis puderam conhecer a planta.
Levada para a Europa, tornou-se logo importante na indústria do chocolate, como aromatizante. Seu uso expandiu-se também para a aromatização de licores e inúmeros outros produtos alimentícios, além do tabaco.

Curiosamente, embora a origem da baunilha seja mexicana, atualmente os grandes exportadores são Madagascar e ilhas do Oceano Índico. No Brasil, temos outras variedades desta planta. 


Considerada afrodisíaca, ela faz parte do livro Plantas Eróticas, de Sangirardi Jr, que nos transmite esta curiosa informação: “Baunilha vem do espanhol vainilla, significando bainha. A palavra deriva do latim vagina e tem o mesmo significado. Não se sabe quando passou a designar também o canal entre a vulva e o útero, no corpo da mulher”.  É usada largamente na aromatização de sorvetes, chocolates, bebidas e produtos de confeitaria, além de ser também utilizada em perfumaria e, em pequena escala, como medicinal. Do interior da fava saem minúsculos grãos que exalam um cheiro perfumado, doce e delicado da baunilha autêntica. A substância química que dá o aroma da baunilha é a vanilina, que está presente nas essências em tomo de 1,5%.


CLIMA E SOLO
É planta de clima tropical, vegetando bem em regiões que apresentam temperatura média superior a 21ºC a precipitação anual de 1.500-2.500mm. Um período seco de aproximadamente dois meses é fundamental para induzir um bom florescimento. A baunilheira não deve ser plantada a pleno sol, pois não tolera fortes insolações e ventos diretos.O solo deve ser fértil, rico em matéria orgânica.
CULTIVARES
A cultivar mais plantada comercialmente é a Vanilla planifolia. Duas outras espécies, Vanilla. pompona e Vanilla tahitiensis, são pouco cultivadas e fornecem um produto de qualidade inferior.
PROPAGAÇÃO E PLANTIO
Ë feito por meio de estacas, cujo comprimento tem influência direta ao tempo necessário à iniciação do florescimento e frutificação. As estacas podem ser plantadas diretamente no campo e devem ter, no mínimo, 40cm de comprimento. Remover de 2 a 3 folhas na extremidade a ser plantada na cova de plantio, deixando para fora pelo menos 2 nós. Amarrar a porção das hastes acima do solo a suportes, até as raízes aéreas terem bom agarramento ao suporte ou tutor. As estacas podem ser armazenadas ou transportadas por até duas semanas. Para o plantio de 1.0 hectare serão necessárias de 1.000 a 1200 mourões. Plantar entre as árvores de sombra 6 x 4m plantando de 2 estacas por arvore-suporte ou estacão.
No Baixo Sul da Bahia o plantio é feito no período chuvoso, utilizando o espaçamento 3m x 1m em covas adubadas com matéria orgânica, com as dimensões de 30 cm em todas as direções, em seguida recomenda-se efetuar a amontoa. A adubação de manutenção é feita anualmente, com a aplicação de matéria orgânica em cobertura.
TRATOS CULTURAIS
As raízes da baunilheira são superficiais, por isso não se recomenda fazer capinas após o plantio. A prática da poda é bastante utilizada, corta-se a extremidade da planta à cerca de 10cm de comprimento entre janeiro a março para estimular a produção de inflorescências nas axilas das folhas dos ramos pendentes. Após a colheita, podar também podar as hastes velhas e fracas.
Trata-se de uma planta que necessita de sombreamento em torno de 50 a 70% de luminosidade. Recomenda-se o consórcio com frutífera perenes de valor econômico.
É necessário conduzir a planta a uma altura conveniente para facilitar polinizações e colheitas. Enrolar as hastes em torno dos galhos baixos das árvores que servem de suportes ou sobre tutores inertes de forma a ficarem pendentes.
Nos plantios comerciais, recomenda-se a polinização artificial a fim de aumentar a produção. Na Bahia a floração ocorre entre os meses de setembro a outubro. Geralmente, em plantas vigorosas, são polinizadas de 8 a 10 flores em cada inflorescência e 10 a 20 inflorescências em cada planta. O rendimento médio dessa prática varia de 800 a 900 polinizações diárias.
            
COLHEITA
A Colheita no Sul da Bahia ocorre de abril a julho, quando as cápsulas estão maduras com coloração mais claras, sem brilho. Isto ocorre cerca de 8 a 9 meses após a polinização. A planta inicia o florescimento no 3º ano após o plantio, dependendo do tamanho da estaca usada, e a máxima produção de flores é alcançada com 7 anos após o plantio. A produtividade média dos plantios do Sul da Bahia é varia de 300 a 400kg de frutos beneficiados por hectare, quando a planta atinge 7anos de idade.
BENEFICIAMENTO NO PLANTIO
A maturação das favas ocorre entre 9 a 10 meses após a polinização, sendo os frutos colhidos quando mudam da cor verde verde-claro para verde-escuro. Os frutos passam por um processo de “cura” para que as favas possam desenvolver placas de cristais, onde se encontra a vanila. Para tanto as favas são desidratadas lentamente, sendo inicialmente imersas rapidamente em água aquecida com temperatura em torno de 70 C levando-as em seguida para secagem, por 4 a 6 dias ao sol, terminando à sombra em tabuleiros. A secagem em estufa dura em média 14 dias, enquanto a secagem ao sol é de 50 dias.
             
COMERCIALIZAÇÃO
O principal mercado comprador da produção de baunilha do Sul da Bahia é o estado de São Paulo, sendo comercializado a um preço médio de US$ 250,00 por quilo.

BENEFICIOS MEDICINAIS
Uma das propriedades mais conhecidas da baunilha é a sua capacidade para prevenir o câncer. A vanilina é um dos ingredientes ativos da baunilha, e já comprovou ter numerosas propriedades contra o câncer. Além de prevenir a mutação das células que origina o câncer, freia o crescimento delas.
Além disso, a baunilha ajuda a prevenir o aparecimento de Alzheimer no cérebro. As células do nosso órgão superior conseguem com o consumo da baunilha aproveitar suas propriedades antioxidantes, as quais protegem as células impedindo o desenvolvimento da doença.
A baunilha tem sido usada no passado para tratar uma ampla variedade de condições, incluindo lesões estomacais e problemas de insônia. Seu óleo essencial também contêm propriedades para tratar a ansiedade e a depressão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário