29 de maio de 2015

Estreias da semana, terremoto, anime e Adam Sandler

O novo desastre americano, “Terremoto – A Falha de San Andreas”, faz tremer o circuito nacional com um lançamento em 926 salas (579 em 3D, 6 em 4D e 11 em Imax). Estrelado por Dwayne Johnson (“Velozes & Furiosos 7″), o filme é basicamente uma atualização do “Terremoto” original de 1974 com efeitos visuais modernos, como aqueles vistos em outra destruição recente da Califórnia, no filme “2012” (2009). É barulhento, exagerado e recicla todas as imagens de devastação conhecidas do cinema.
Os shoppings também recebem “Trocando os Pés”, uma comédia indie de Adam Sandler que parece uma comédia qualquer de Adam Sandler, a animação japonesa “The Last Naruto – O Filme”, voltada aos fãs do desenho dos ninjas adolescentes, e “Promessas de Guerra”, estreia na direção do ator Russell Crowe (“Os Miseráveis”) e único filme que surpreende positivamente entre os lançamentos de multiplex.
Premiado como Melhor Filme do ano na Austrália (pela versão australiana do Oscar), “Promessas de Guerra” mergulha o espectador em uma tempestade de areia mais impressionante que os terremotos de Hollywood e visita um massacre de guerra que até hoje rende reflexão. Além de dirigir, Crowe estrela o drama como um pai que viaja à Turquia em busca dos cadáveres de seus três filhos após uma batalha sangrenta da 1ª Guerra Mundial – que está completando 100 anos.
O circuito limitado exibe duas produções francesas e cinco filmes brasileiros. Com maior distribuição, “O Homem que Elas Amavam Demais” chega a 30 salas, trazendo o mestre André Téchiné de volta ao drama criminal, numa estrutura que remete a um de seus melhores filmes, “Os Ladrões” (1996), também estrelado por Catherine Deneuve. Com a menor distribuição, “A Menina dos Campos de Arroz” leva a duas salas a visão francesa de um drama rural chinês, em que uma família vê seus sonhos de melhoria dizimados pela tragédia e a economia.
Dos cinco filmes brasileiros, dois são ficção. “Permanência” circulou por festivais e traz o grande Irandhir Santos (“Tatuagem”) numa história de amor que pica e fica. Já “Amuleto” é a versão nacional do terror de vídeos encontrados, um “A Bruxa de Blair brasileiro”.
Completam a programação três documentários interessantes: “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez”, sobre o cantor Cauby Peixoto (do diretor de “Alô, Alô Teresinha”), “Os Últimos Cangaceiros”, que entrevista um casal sobrevivente do lendário bando de Lampião (do diretor de “Milagre em Juazeiro”), e “Território do Brincar”, uma viagem lindamente fotografada em busca das brincadeiras originais das crianças simples do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário