5 de março de 2013

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada alcança U$S 1 bilhão nas bilheterias



A fantasia “O Hobbit: Uma Jornada Inesperada” (2012), dirigida por Peter Jackson, alcançou U$S 1 bilhão nas bilheterias mundiais. Trata-se apenas do 15º filme a alcançar esse marco na história, mas já é o 2º filme de Jackson a alcançar esse número, após “O Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei” (2003).

O empurrão que faltava para levar o primeiro filme da trilogia “O Hobbit” ao panteão dos bilionários foi a China, onde o lançamento aconteceu apenas em 22 de fevereiro e, em uma semana, acumulou U$S 37,3 milhões.

Nos EUA, a superprodução gerou U$S 301,1 milhões, enquanto os territórios internacionais somam aproximadamente U$S 700 milhões. O maior mercado estrangeiro foi a Alemanha, responsável por U$S 90 milhões desse número, seguido de perto pela França, com U$S 84,3 milhões.

Na franquia inspirada no universo da Terra Média criado por J. R. R. Tolkien, o longa de 2012 superou as bilheterias mundiais “O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel” (2001) e “O Senhor dos Anéis: As Duas Torres” (2002), embora tenha sido o menos rentável nos EUA. Jackson se tornou o terceiro diretor a ter dois filmes na lista do bilhão, além de Christopher Nolan (“Batman – O Cavaleiro das Trevas” e “Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge”) e James Cameron (“Titanic” e “Avatar).

“Nós não poderíamos estar mais orgulhosos por alcançar esse incrível marco”, disse Dan Fellman, presidente de distribuição doméstica da Warner Bros. “Junto com nossos parceiros na MGM e na New Line, todos na Warner Bros. parabenizamos Peter Jackson e todo o seu elenco e equipe pelo sucesso extraordinário desse filme.”

Os filmes seguintes da trilogia, “O Hobbit: A Desolação de Smaug” e “O Hobbit: Lá e de Volta Outra Vez”, chegam aos cinemas em 20 de dezembro de 2013 e 17 de dezembro de 2014, respectivamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário