Mapear o impacto que conceitos, ideias e expressões tiveram na cultura mundial ao longo dos 500 anos. O projeto parece ambicioso, mas é isso que um grupo de pesquisadores da Universidade de Harvardpretende fazer. Para isso, eles criaram um método de análise quantitativa de dados, desenvolvido especificamente para o campo da cultura. A ferramenta foi batizada de Culturomics e está disponível no site do Google(http://www.http//ngrams.googlelabs.com).
Por meio desse mecanismo é possível avaliar o impacto das duas guerras mundiais em diversas partes do mundo, descobrir quanto tempo um ator leva para ficar famoso, identificar quando o conceito de América Latina passou a ser usado, entre muitos outros levantamentos.
A cada palavra digitada o programa realiza uma pesquisa em um banco de dados que reúne, até o momento, 4% de todos os livros publicados entre 1500 e 2000. A amostra inclui obras em várias línguas.
O resultado de cada pesquisa mostra um gráfico que apresenta o número de ocorrências de cada termo em relação ao período analisado. A ferramenta serve para observar fenômenos linguísticos, tendências culturais e períodos de censura, além de fornecer uma bibliografia relacionada a cada termo consultado.
O Culturomics permite ainda avaliar quanto dura a fama de pessoas ilustres. Os pesquisadores descobriram que, ao comparar a trajetória de famosos do século XIX e XX, a fama passou a começar mais cedo e crescer mais rápido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário