9 de fevereiro de 2012

Engenharia de Minas: Expandindo fronteiras minerais!

Hoje o blog UM POR TUDO foi atrás de saber um pouco mais sobre um curso que vem se despontando nos vestibulares e também no âmbito econômico brasileiro, a ENGENHARIA DE MINAS, e para isso recebemos o aluno do curso de engenharia de minas da ufcg: DIEGO SALES, para um papo descontraído sobre o curso, a vida acadêmica e o mercado de trabalho.

Qual motivo levou a escolher Engenharia de Minas?
Eu desde pequeno sabia que queria ser engenheiro, tenho avô topógrafo e via ele fazendo os projetos e aquilo era fantástico pra mim, dai começou a paixão pela engenharia e durante o tempo de colégio mudei varias vezes mais eu tinha vontade de fazer algo na área de petróleo, dai no terceiro ano assisti a uma palestra de um dos professores do curso de engenharia de minas e me encantei pelo curso, daquele momento em diante sabia o que fazer.

Qual área do seu curso te encanta?
Cara sou fascinado pela parte de projeto, prospecção e extração, e também pela parte de beneficiamento mineral.

O que seria prospecção?
Levando para o lado da mineração seria a parte de estudo antes da exploração, a parte de analise das jazidas, de analise do mineral a ser retirado dali atestando a viabilização de exploração naquele local.

Como é seu curso?
Bem o curso é divido entre o básico que é composto pelas disciplinas de cálculos, físicas, químicas e disciplinas mais gerais da engenharia; e o profissional pelo qual eu pessoalmente sou fanático que é toda a parte voltada a mineração mesmo desde os mais básicos princípios de conhecimento mineral ate os mais complexos métodos de exploração. Falando da estrutura do curso o curso de engenharia de minas na UFCG tem tido um grande crescimento devido a esforços de professores que são envolvidos verdadeiramente com o curso, hoje contamos com um departamento totalmente centralizado com laboratórios novos. O único problema que vejo ainda é a necessidade de aulas de campo que proporcione ao aluno maior contato com a realidade do campo sabe mais no demais o curso é ótimo. Eu recomendo.

Qual foi a maior dificuldade?
Sem dúvida os cálculos.

Como você relaciona-se com as pessoas de outros cursos?Existe interação?
Com certeza existe uma interação muito grande, principalmente nas disciplinas do básico, por exemplo, numa turma de calculo você estuda com alunos de varias engenharia isso lhe leva a ter um contato com pessoas de outros cursos e ate fazendo amizades de verdade.
E eu tenho vários amigos em outros cursos o que também nos permite mais contato por que aqui ali você ta pagando uma disciplina junto.

Como é sua relação com os colegas do curso?
Eu tenho uma relação muito boa com o pessoal do meu curso desde o momento que entrei tenho hoje grandes amigos espalhados pelo mundo já formado e também procuro manter contato com o pessoal do curso. A galera do curso é show, tem suas exceções, mais na maioria a galera se ajuda demais e graças a Deus hoje tenho amigos verdadeiros no curso.

Quem é seu herói?
Cara eu particularmente sou fã do meu professor, e se Deus quiser mais a frente orientador , João Ramos. Ele é aquele tipo de professor que a aula dele lhe inspira a aprender mais. E o mais importante alem de professor ele é amigo. Mais não posso deixar de citar também minha admiração ao professor Antônio Pedro, pela luta em favor da mineração principalmente da Paraíba que ele desempenha. Então me permita dividir esse voto entre esses dois professores.


Como vê seu futuro acadêmico?
Meu objetivo maior hoje é a conclusão da minha graduação, como digo a amigos e familiares falta pouco e isso me anima. Mais não vejo só o agora penso em uma pós graduação e ate planejo fazê-la em outro país, logo também um mestrado. Pra mim a vida acadêmica ate ai já esta de bom tamanho quero o mais breve possível colocar a mão na massa mesmo e entrar no mercado de trabalho.

Como é o mercado de trabalho e a remuneração?
Bem o mercado de trabalho hoje é muito generoso com a engenharia de minas hoje temos grandes empresas e também a pequena mineração acolhendo todos os profissionais. Hoje você tem a "quase" certeza de terminar seu curso e sair empregado. Graças a Deus o nosso curso aqui na UFCG tem um ótimo conceito e é isso nos ajuda ainda mais. Tava lendo essa semana e a perspectiva é que ate 2030 no mínimo não faltem vagas para engenheiros de minas no Brasil. A mineração é uma área que só tende a crescer e hoje os maiores índices de exportação nacional vem da mineração.
Quanto ao salário hoje você como salário inicial vai ter algo variando da faixa de R$4.000 a R$6.000 reais, podendo chegar a mais o que pra inicial é bom ate demais.

Qual seria a diferença entre as engenharias Minas e Petróleo?É semelhante à Física e Matemática?
Bem a diferença é que a engenharia de petróleo é totalmente voltada ao setor do petróleo mesmo sabe. E já a engenharia de minas é mais voltada para parte mais geral de minerais, estudo, exploração, alem de sermos também na área da engenharia os únicos profissionais licenciados a trabalhar com explosivos. E temos alguns profissionais atuando na área de petróleo também, mesmo essa área não sendo muito focada no curso. Ate hoje não vi nada focado no petróleo literalmente. Mais os conhecimentos de geologia, petrografia isso nos permite uma aproximação com essa área.












Diego Sales
Universidade Federal de Campina Grande
Cursa o  7º  Período de Engenharia de Minas



Nenhum comentário:

Postar um comentário