7 de outubro de 2011

Anunciados Prêmios Nobel 2011

 Ao longo da semana, a Academia Real de Ciências Sueca anunciou os vencedores dos Prêmios Nobel 2011, à exceção do Prêmio Nobel das Ciências Econômicas que apenas será conhecido no dia 10 de Outubro.
  
Prêmio Nobel da Fisiologia e Medicina

O Prêmio Nobel da Fisiologia e da Medicina de 2011 foi atribuído a três cientistas, ao norte-americano Bruce Beutler, Presidente do Departamento de Genética do Scripps Research Institute, ao luxemburguês Jules Hoffmann, membro do Conselho de Administração do National Center of Scientific Research, em França, e ao canadiano Ralph Steinman, Professor da Universidade de Rockefeller.

Bruce Beutler e a Jules Hoffmann são reconhecidos pelo trabalho desenvolvido que conduziu à descoberta relacionada com a ativação de imunidade inata. Enquanto Ralph Steinman é laureado pelo trabalho que culminou com a descoberta das células dendríticas e o seu papel na imunidade adaptativa.

Prêmio Nobel da Física

O Prêmio Nobel da Física 2011 é também atribuído a três cientistas, todos eles nascidos nos EUA. Saul Perlmutter, investigador do Lawrence Berkeley National Laboratory, na Califórnia, Brian Schmidt, da Australian National University e Adam Riess, investigador do Space Telescope Science Institute, em Baltimore. Estes três cientistas descobriram através da observação de supernovas distantes que o universo está a expandir-se a uma velocidade acelerada.

Prédio Nobel da Química
O Prêmio Nobel da Química 2011 é atribuído ao israelita Dan Schechtman, do Instituto Technion, em Israel, pela descoberta dos quase-cristais. Contrariando a ciência até então estabelecida, em 1982 o investigador descobriu que os átomos nos quase-cristais apresentam um padrão regular que nunca se repete. Com esta descoberta o laureado alterou de forma fundamental a maneira como os químicos concebem a matéria sólida.

Prêmio Nobel da Literatura
O Prêmio Nobel da Literatura 2011 é atribuído a Tomas Tranströmer, «porque através das suas imagens condensadas e translúcidas, dá-nos acesso à realidade», indica o Comité Nobel. Tomas Tranströmer é um dos mais importantes poetas suecos, com milhares de livros vendidos na Suécia e trabalhos traduzidos em mais de 50 línguas.

Prêmio Nobel da Paz

O Prêmio Nobel da Paz 2011 é atribuído a três mulheres: Ellen Johnson Sirleaf, Presidente da Libéria, a Leymah Gbowee, ativista liberiana e a Tawakkul Karman política do Iémen e ativista pelos direitos humanos. De acordo com o Comité norueguês as três mulheres são reconhecidas pela «sua luta pacífica pela segurança das mulheres e pela defesa dos direitos humanos das mulheres na plena participação da construção da paz».

O valor de cada Prêmio Nobel em cada uma das áreas é de 10 milhões de coroas suecas, cerca de 1,1 milhões de euros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário