25 de fevereiro de 2011

FRINGE


É um drama que explora a tênue linha entre a ficção científica e a realidade. Quando um acidente aéreo ocorre em Boston, matando todos os passageiros e a tripulação de forma chocante, a agente especial do FBI "Olivia Dunham" (Anna Torv) é chamada para investigar. Depois que seu parceiro, o agente especial "John Scott", quase morre durante a investigação, Olivia procura desesperadamente por ajuda e acaba conhecendo o "Dr. Walter Bishop" (John Noble), considerado o Einstein da nossa geração. Só há um problema: Walter esteve internado em uma clínica psiquiátrica pelos últimos 17 anos e a única forma de questioná-lo é pedindo ajuda a "Peter Bishop" (Joshua Jackson), o estranho filho de Walter.
Quando a investigação de Olivia a leva à manipuladora executiva de uma megacorporação chamada Massive Dynamic, "Nina Sharp", esse trio improvável, ao lado dos agentes do FBI, "Phillip Broyles", "Astrid Fansworth" e "Charles Francis", vai descobrir que o que aconteceu com o voo 627 é apenas um pedaço de uma verdade maior e mais chocante.


Divisão Fringe


Olivia Dunham (Anna Torv) - Uma jovem agente do FBI designada para investigar uma série de fenômenos sem explicação aparente.
Peter Bishop (Joshua Jackson) - Um rapaz com um QI de 190, 50 pontos acima de gênio. É filho do Dr. Walter Bishop, com quem tem sérios problemas de relacionamento devido a uma infância conturbada por culpa do pai. Cético, e de vez em quando cínico é indispensável para a equipe por ser um "tradutor" das teorias de Walter.
Dr. Walter Bishop (John Noble) - Um renomado cientista (com um QI de 196) que trabalhou para o governo americano nos anos 1970, sendo responsável por experiências com a Ciência de Borda (Fringe science).
Phillip Broyles (Lance Reddick) - Um agente do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos (DHS) que lidera as investigações da Divisão Fringe.
Astrid Fansworth (Jasika Nicole) - é uma agente júnior do FBI que foi designada para a Divisão Fringe para auxiliar a agente Olivia Dunham e que também auxilia o Dr. Walter Bishop em seu laboratório e age como sua "tutora" nos momentos de ausência de Peter Bishop.
FBI (Federal Bureau Investigation)
Charlie Francis (Kirk Acevedo) - Um agente do FBI que está ajudando Olívia nos seus casos. É como um irmão para Olívia.
John Scott (Mark Valley) - Um agente do FBI que tem um romance escondido com Olívia Dunham, mas que na realidade descobre-se que ele trabalhava como agente duplo.
Massive Dynamic
Nina Sharp (Blair Brown) - Trabalha há 16 anos na Massive Dynamic e é COO da empresa. Tem um grande respeito e admiração pelo seu fundador, William Bell, por ele tê-la salvo após um acidente e, também, ter criado um braço robótico para ela.
William Bell (Leonard Nimoy) - Membro do laboratório original do Dr. Walter Bishop e fundador e CEO da Massive Dynamic.

Glifos





Na série, há vários códigos, também chamados de glifos curiosos que não alteram a mitologia da série, porém, segundo o criador da série J. J. Abrams, eles "tem um significado secreto", e cada episódio tem uma série de glifos que são mostrados durante os intervalos comerciais, que quando decodificados formam uma palavra que tem a ver com o tema do episódio.
Esses códigos são imagens que aparentam algo estranho e sobrenatural, assim como a própria série. Eles são:

  • Uma forma do rosto de uma mulher em fumaça
  • Uma série de números na cauda de um lagarto, além da letra grega Phi e da sequência de Fibonacci em espiral
  • Fetos no lugar de sementes em uma maçã
  • Uma mão de seis dedos
  • A letra grega Phi nas costas de um sapo
  • Uma asa de uma libélula no lugar de petálas em uma flor
  • Um cavalo-marinho com a sequência de Fibonacci em seu corpo
  • Uma borboleta com asas feitas de ossos humanos
  • Uma folha com a letra grega delta desenhada, além de haver uma diferença de tamanho entre a ponta da folha e o resto da mesma, sugerindo que cada parte da folha seja de diferentes universos

Em quase todos os posters da primeira temporada, há pontos amarelos, que ajudam a decodificar a mensagem secreta de cada episódio.
Apesar desses códigos não alterarem a história, eles aparecem em vários episódios na série, como, por exemplo, no episódio da segunda temporada "Johari Window", na qual uma borboleta foi essencial para a resolução do caso, ou no episódio "The Bishop Revival", na qual há uma forma de um cavalo-marinho numa linhagem de DNA. No episódio "Jacksonville", na cena em que Walter explica para Olivia como a droga cortexiphan funciona, todos os glifos podem ser vistos atrás de Walter.



Curiosidades:


No episódio piloto, na primeira versão do roteiro escrito por J. J. Abrams, a personagem Olivia Dunham (Anna Torv) se chamava, na verdade, Olivia WARREN. Como nenhum roteiro fica em seu primeiro rascunho, essa foi uma das alterações que ocorreram nas seguintes modificações.
No roteiro do episódio piloto, a Massive Dynamics, era conhecida como "PROMETHEUS CORP.". Até o roteiro final a empresa trocou de nome para como a conhecemos hoje.
O episódio piloto de Fringe foi um dos mais caros do mundo, custou em torno US$ 12 milhões de dólares (mesmo valor do piloto de Lost). O episódio duplo já é conhecido por boa parte dos fãs, já que vazou algum tempo atrás, porém o episódio que foi exibido na estreia da série teve algumas modificações.
J.J. Abrams confessou para a crítica de televisão que a ideia do roteiro de Fringe veio de várias fontes incluindo: as histórias de Michael Crichton, Arquivo X, Viagens Alucinantes e Além da imaginação.
Os primeiros atores a serem escalados para aparecer no piloto de Fringe foram: Kirk Acevedo e Mark Valley, ambos interpretam dois agentes do FBI, Charlie Francis e John Scott respectivamente. Quinze dias depois foi noticiado que os atores John Noble e Lance Reddick estariam também participando na série. Noble é Dr. Walter Bishop e Reddick faz Phillip Broyles. No seguimento das contratações do elenco de Fringe Anna Torv, Blair Brown e Jasika Nicole foram chamadas para participarem no seriado. Ana interpreta uma jovem agente do FBI, Olivia Dunham. Blair faz a brilhante Nina Sharp e Jasika é uma agente federal cujo nome é Astrid. Para finalizar o elenco, foi anunciada a participação do jovem ator Joshua Jackson, que interpreta o filho de Dr. Walter Bishop, Peter Bishop.
No episódio piloto, mais ou menos aos 40 minutos, uma música da trilha sonora de Lost é usada
Em um determinado momento do episódio piloto, Peter Bishop (Joshua Jackson) fala para Olívia (Anna Torv): Você queria meu pai, agora você o tem, o que entra na categoria de cuidado com o que você deseja. Essa segunda parte da fala é idêntica a uma fala de Kate Austen (Evangeline Lilly) no episódio Whatever The Case May Be da primeira temporada de Lost.
O avião investigado no episódio piloto pertence a uma companhia alemã de aviação – o voo partiu de Hamburgo, na Alemanha, para Boston, nos Estados Unidos – que se chama Glatterflug, que pode ser traduzido do alemão ironicamente por "voo suave".
Quando o episódio piloto vazou na internet, ele alcançou a incrível marca de 45.000 downloads no popular site de torrents, Mininova, em menos de uma semana.
Assim como Lost, Fringe também terá um jogo de realidade alternativa. Um site foi criado para o jogo, exploretheimpossibilities.com, que já está no ar.
A música de abertura de Fringe foi criada pelo próprio J. J. Abrams, que também é conhecido por ter criado a trilha de abertura de seus outros seriados: Felicity, Alias e Lost. A ideia teria surgido em sua cabeça durante à noite, enquanto tentava dormir. Para não esquecer, Abrams registrou todos os sons que imaginou em um gravador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário