27 de janeiro de 2014

Picanços: Aves empaladoras


Há muitas histórias fascinantes a serem contadas sobre os comportamentos alimentares únicas dos 10.000 ou mais espécies de aves que vagueiam pela terra.De bater a cabeça contra um tronco de árvore 20 vezes por segundo, de comer os ossos , a beber o néctar , ou limpar os dentes crocodilos ! No entanto, um dos mais ferozes e gráficos deve ser o da família Picanço.
Picanços são aves passeriformes da família Laniidae. A família é composta por trinta e uma espécies em três gêneros. O nome da família, e que do maior gênero, Lanius, é derivado da palavra latina para "açougueiro", e algumas picanços também são conhecidos como "pássaros carniceiros" por causa de seus hábitos alimentares. 
A maioria das espécies têm uma distribuição na Eurásia e Africano, com apenas dois reprodutores na América do Norte (os picanços cabeçuda e grande cinza). Não há membros desta família na América do Sul ou a Austrália, embora uma espécie atinge Nova Guiné. Os picanços variam na medida de suas escalas, com algumas espécies, como o Picanço-grande que vão em todo o hemisfério norte para Fiscal de Newton, que é restrito para a ilha de São Tomé.
                                             
São Tomé Fiscal ou Fiscal de Newton ( Lanius newtoni ) 
Eles habitam ambientes abertos, especialmente estepe e savana. Algumas espécies de picanço são moradores da floresta, ocorrendo raramente em habitats abertos. Algumas espécies se reproduzem em latitudes do norte durante o verão, em seguida, migrar para climas mais quentes no inverno.
São aves de médio porte, de até 50 centímetros (20 pol) de comprimento, cor cinza, marrom ou preto e branco plumagem. Seu bico é direito mas a ponta é ligeiramente curva em forma de gancho, como os de uma ave de rapina, refletindo sua natureza predatória, e as suas chamadas são estridentes.
São conhecidos por seu hábito de pegar insetos e pequenos vertebrados e empalar seus corpos em espinhos, os espinhos em cercas de arame farpado ou qualquer ponta afiada disponível. Isso os ajuda a rasgar a carne em pequenos fragmentos , mais convenientemente porte, e serve como uma dispensa para que o picanço possa retornar e consumir em um momento posterior . Este mesmo comportamento de insetos empalar serve como uma adaptação para comer o gafanhoto lubber que é tóxico. O pássaro espera por 1-2 dias para as toxinas dentro do gafanhoto seja consumida pelo sol e assim pode comê-lo .

O Picanço do Norte, assim como outros Picanço, mata mais presa, se for possível, do que pode comer ou alimentar de filhotes imediatamente. Tal comportamento foi caracterizado por observadores adiantados como "matança desenfreada". Armazenar alimentos é uma adaptação para sobreviver períodos de escassez de alimentos.
O ninho do picanço do Norte é um pouco aberto, mas é tão profunda que, enquanto incubação, a fêmea está completamente fora de vista, exceto para a ponta de sua cauda.

O macho e a fêmea do cantam durante todo ano. O macho canta especialmente no final do inverno e início da primavera.  

Geralmente senta e espera em uma vara exposta. Confisca presa perto de chão com pés. Remove asas, espinhos e ferrões de insetos.Muitas vezes empala presa, às vezes, enquanto a presa ainda está vivo, em espinhos, espinhas, ou arame farpado. Pode puxar presa empalado e consumi-lo imediatamente, ou pode deixá-lo para consumo posterior.


Vejam o video mostrando como ele faz:



Nenhum comentário:

Postar um comentário