29 de maio de 2015

Estreias da semana, terremoto, anime e Adam Sandler

O novo desastre americano, “Terremoto – A Falha de San Andreas”, faz tremer o circuito nacional com um lançamento em 926 salas (579 em 3D, 6 em 4D e 11 em Imax). Estrelado por Dwayne Johnson (“Velozes & Furiosos 7″), o filme é basicamente uma atualização do “Terremoto” original de 1974 com efeitos visuais modernos, como aqueles vistos em outra destruição recente da Califórnia, no filme “2012” (2009). É barulhento, exagerado e recicla todas as imagens de devastação conhecidas do cinema.
Os shoppings também recebem “Trocando os Pés”, uma comédia indie de Adam Sandler que parece uma comédia qualquer de Adam Sandler, a animação japonesa “The Last Naruto – O Filme”, voltada aos fãs do desenho dos ninjas adolescentes, e “Promessas de Guerra”, estreia na direção do ator Russell Crowe (“Os Miseráveis”) e único filme que surpreende positivamente entre os lançamentos de multiplex.
Premiado como Melhor Filme do ano na Austrália (pela versão australiana do Oscar), “Promessas de Guerra” mergulha o espectador em uma tempestade de areia mais impressionante que os terremotos de Hollywood e visita um massacre de guerra que até hoje rende reflexão. Além de dirigir, Crowe estrela o drama como um pai que viaja à Turquia em busca dos cadáveres de seus três filhos após uma batalha sangrenta da 1ª Guerra Mundial – que está completando 100 anos.
O circuito limitado exibe duas produções francesas e cinco filmes brasileiros. Com maior distribuição, “O Homem que Elas Amavam Demais” chega a 30 salas, trazendo o mestre André Téchiné de volta ao drama criminal, numa estrutura que remete a um de seus melhores filmes, “Os Ladrões” (1996), também estrelado por Catherine Deneuve. Com a menor distribuição, “A Menina dos Campos de Arroz” leva a duas salas a visão francesa de um drama rural chinês, em que uma família vê seus sonhos de melhoria dizimados pela tragédia e a economia.
Dos cinco filmes brasileiros, dois são ficção. “Permanência” circulou por festivais e traz o grande Irandhir Santos (“Tatuagem”) numa história de amor que pica e fica. Já “Amuleto” é a versão nacional do terror de vídeos encontrados, um “A Bruxa de Blair brasileiro”.
Completam a programação três documentários interessantes: “Cauby – Começaria Tudo Outra Vez”, sobre o cantor Cauby Peixoto (do diretor de “Alô, Alô Teresinha”), “Os Últimos Cangaceiros”, que entrevista um casal sobrevivente do lendário bando de Lampião (do diretor de “Milagre em Juazeiro”), e “Território do Brincar”, uma viagem lindamente fotografada em busca das brincadeiras originais das crianças simples do Brasil.

Missão Impossível 6 em fase de planejamento

A Paramount já planeja o sexto filme da franquia “Missão Impossível” antes mesmo da estreia do quinto, intitulado “Missão: Impossível – Nação Secreta”, que tem lançamento agendado para 13 de agosto no Brasil. A informação é do site The Tracking Board.
Segundo o site, “Missão Impossível 6″ completaria uma trilogia iniciada em “Missão Impossível: Protocolo Fantasma” (2011), em que o personagem de Tom Cruise formou uma equipe de agentes confiáveis.
Não há confirmação em relação ao elenco, mas é possível que o time principal dos últimos filmes, formado por Tom Cruise (“No Limite do Amanhã”), Jeremy Renner (“Vingadores: Era de Ultron”), Simon Pegg (“Além da Escuridão – Star Trek”) e Ving Rhames (“Missão Impossível”) volte a se reunir.
Rumores também apontam os retornos de Paula Patton (de “Missão: Impossível – Protocolo Fantasma”) e Maggie Q (de “Missão Impossível 3″) para o time.
Quanto à direçaão, ainda é cedo para dizer, mas a franquia se caracterizou por sempre trocar de diretor a cada novo filme, então dificilmente o cineasta Christopher McQuarrie (“Jack Reacher: O Último Tiro”), responsável por “Nação Secreta”, voltará para a sequência.
“Missão Impossível 6″ ainda não tem cronograma de filmagem e nem data estreia definidos.

Diretor de Anna Karenina pode filmar "Titanic" de Anne Hathaway

O cineasta Joe Wright (“Anna Karenina”) negocia embarcar com a atriz Anne Hathaway (“Os Miseráveis”) no longa “The Lifeboat”, adaptação do best-seller “No Coração do Mar”, escrito por Charlotte Rogan. A informação é do site Deadline.
Além de estrelar, Anne Hathaway também é produtora do longa, que se passa em 1914, dois anos após o famoso naufrágio do “Titanic”, e gira em torno de uma mulher acusada de assassinato no mar.
A história acompanhaGrace Winter (Hathaway), que sobrevive ao naufrágio de um transatlântico e, com a ajuda do marido, consegue chegar até um bote salva-vidas. O problema é que o bote está muito cheio e não demora muito para as pessoas quererem se livrar umas das outras.
O roteirista William Broyles Jr. (“A Conquista da Honra”) cuida da adaptação. Broyles Jr. tem experiência com histórias de sobrevivência no mar, já que é dele o roteiro de “Náufrago” (2000).
Se a negociação der certo, as filmagens começarão após Wright lançar seu novo filme, a fantasia “Peter Pan”, que tem estreia prevista para 15 de outubro no Brasil.

Grace and Frankie é renovada para segunda temporada

O site Netflix renovou a série “Grace and Frankie”, estrelada por Jane Fonda e Lily Tomlin, para sua 2ª temporada. A atração estreou no serviço de streaming em 8 de maio.
Criada por Marta Kauffman (criadora da série “Friends”) e Howard J. Morris (criador da série “In Case of Emergency”), “Grace and Frankie” explora o humor da Terceira Idade. As protagonistas são mulheres que nunca se deram bem, até o dia em que suas vidas são viradas de cabeça para baixo, com a revelação de que seus maridos estão apaixonados um pelo outro e têm planos de se casarem.
O elenco inclui Martin Sheen (série “Anger Management”) como o ex-marido de Fonda, Sam Waterston (série “The Newsroom”) como o ex-marido de Tomlin, além de Brooklyn Decker (série “Friends with Better Lives”), Ethan Embry (série “Once Upon a Time”), Craig T. Nelson (série “Parenthood”), Geoff Stults (série “Elisted”), Barry Bostwick (série “Spin City”) e Joe Morton (série “Eureka”)
A 2ª temporada estreia em 2016.

Tilda Swinton negocia para atuar em Doutor Estranho

A atriz Tilda Swinton (“O Grande Hotel Budapeste”) está em negociações com a Marvel para virar a mentora do herói Doutor Estranho na vindoura adaptação de quadrinhos. A informação é do site The Hollywood Reporter.
Ela viveria o velho místico chamado “Ancião”, que ensina as artes místicas ao Dr. Stephen Strange no Tibete. Não seria a primeira vez que a atriz interpretaria um homem ou um personagem muito velho. Ela foi uma velha decrépita em “O Grande Hotel Budapeste” (2014) e um anjo andrógino em outra adaptação de quadrinhos sobrenaturais, “Constantine” (2005). Entretanto, a tendência é a Marvel alterar o sexo do personagem.
Caso a negociação dê certo, ela se juntará ao ator Benedict Cumberbatch (“O Jogo da Imitação”), intérprete do herói e único nome confirmado da atração até o momento. Também há rumores sobre a participação de Chiwetel Ejiofor (“12 Anos de Escravidão”) como o discípulo maligno do Ancião.
O personagem “Doutor Estranho” foi criado em 1963 por Stan Lee e Steve Ditko como um cirurgião arrogante que, depois de perder a habilidade das mãos num acidente de carro, parte em busca de uma cura e acaba por encontrar mais do que queria entre monges das montanhas do Himalaia, conquistando redenção e poder como o maior mago do universo Marvel.
A primeira versão do roteiro de “Doutor Estranho” foi escrita por Thomas Dean Donnelly e Joshua Oppenheimer, autores de bombas como “Conan, o Bárbaro” (2011), “Dylan Dog e as Criaturas da Noite” (2010) e “O Som do Trovão” (2005). Recentemente, o roteirista Jon Spaihts (“Prometheus”) foi chamado para mexer no texto.
A direção está a cargo de Scott Derrickson (“Livrai-Nos do Mal”) e o filme tem estreia marcada para 8 de julho de 2016.

O Homem que Elas Amavam Demais, novo filme de Catherine Deneuve



A Mares Filmes divulgou uma cena do drama francês “O Homem que Elas Amavam Demais”, que estreia nesta quinta (28/5) nos cinemas brasileiros. A prévia mostra a empresária vivida por Catherine Deneuve ameaçada por meio de um aviso, em forma de bala, deixada sobre a mesa de seu escritório.
A trama traz o cineasta André Téchiné de volta ao drama criminal, numa estrutura que remete a um de seus melhores filmes, “Os Ladrões” (1996), também estrelado por Deneuve, mas inspirado num caso real como “La fille du RER” (2009). A história abrange 30 anos e envolve uma morte misteriosa na Riviera, em meio a paixões avassaladoras e uma disputa amarga pelo controle do negócio dos cassinos da região.
O elenco também inclui Guillaume Canet (“Apenas uma Noite”) e Adèle Haenel (“Amor à Primeira Briga”).