A atriz Fernanda Montenegro e a novela “Lado a Lado” saíram premiadas da cerimônia do 41º Emmy Internacional, a versão internacional do principal prêmio da TV americana, que aconteceu na noite de segunda-feira (25/11), em Nova York.
Fernanda Montenegro venceu a categoria de Melhor Atriz por sua atuação no especial de fim de ano “Doce de Mãe”, também da TV Globo. Ela foi é a primeira brasileira a receber o prêmio, vencendo a chinesa Li Sun, de “The Back Palace: Legend of Zhen Huan”, a britânica Sheridan Smith, de “Mrs. Biggs”, e a sueca Lotta Tejle, de “30 Degrees in February”.
Sean Bean, ator da série britânica Accused
“Gostaria de dividir este Emmy com meus queridos diretores, Ana Luiza Azevedo e Jorge Furtado, e com todo o elenco, meus amigos, maravilhosos e estupendos atores do Brasil. Muito obrigada”, disse a atriz, emocionada, ao receber o prêmio. “Achava-me fora do páreo. Eu vim tranquila, porque achava que não iria acontecer nada. Agora eu estou nervosa… Estou feliz”, ela comentou após receber o prêmio.
O diretor Jorge Furtado (“Meu Tio Matou um Cara”) contou que a equipe de “Doce de Mãe” comemorou muito a premiação. “Fernanda merece mais, muito mais ainda. É uma atriz extraordinária. Fizemos o personagem para ela e tentamos não atrapalhar”, disse, em entrevista ao canal pago Globo News.
O diretor Vinicius Coimbra e os escritores Claudia Lage e Joao Ximenes Braga, de Lado a Lado
Em “Doce de Mãe”, a atriz interpreta Dona Picucha, uma viúva de 85 anos que anuncia para seus quatro filhos que quer se casar. Em entrevista para a agência EFE, a atriz explicou que sua personagem representa “uma lição de vida, sobre como envelhecer sem muito drama e com muito senso de humor”. “Não é boba, nem louca, é simplesmente uma mulher consciente de sua idade que continua achando graça da vida”, disse.
Já a vitória de “Lado a Lado” ocorreu sobre outra telenovela brasileira, “Avenida Brasil”, além da angolana “Windeck” e a canadense “30 Vies”. “É a nossa primeira novela. Então, tudo isso é muito inesperado e maravilhoso para nós”, disse a autora Cláudia Lage.
O ator Chris O’Dowd e o roteirista Nick Vincent Murphy, de Moone Boy
Ao todo, 19 países concorreram com produções televisivas no Emmy Internacional. O Brasil disputou cinco das nove categorias em competição.
Além das duas vitórias, “O Brado Retumbante” concorreu na categoria de Melhor Série de Drama, “Como Aproveitar o Fim do Mundo” disputou como Melhor Comédia e Marcos Palmeira disputou o troféu de Melhor Ator por “Mandrake”, da HBO.
Carole Scotta, Caroline Benjo e Jimmy Desmarais, produtores de Les Revenants
O evento foi bastante prestigiado pelas estrelas internacionais, que foram a Nova York na expectativa de levarem troféus. Na categoria de Melhor Ator, Sean Bean (série “Game of Thrones”), premiado pela série britânica “Accused”, chegou a brincar que “nunca tinha ganhado nada na vida”. Já as melhores séries foram o fenômeno francês “Les Revenants”, sobre mortos que voltam à vida, e a sitcom “Moone Boy”, estrelada pelo ator irlandês Chris O’Dowd (“Missão Madrinha de Casamento”).
O Emmy Internacional também premiou com um troféu especial (Founders Award) o cineasta J.J. Abrams (“Star Trek”) por seu trabalho como produtor de séries (“Alias”, “Lost”, “Fringe”, “Almost Human”, etc) que transcendem fronteiras.
J.J. Abrams, premiado com troféu especial
.
Vencedores do Emmy Internacional 2013
.
Melhor Série de Drama
“Les Revenants” (França)
“Les Revenants” (França)
Melhor Série de Comédia
“Moone Boy” (Reino Unido)
“Moone Boy” (Reino Unido)
Melhor Telefilme
“A Day for a Miracle” (Alemanha)
“A Day for a Miracle” (Alemanha)
Melhor Ator
Sean Bean, em “Accused” (Reino Unido)
Sean Bean, em “Accused” (Reino Unido)
Melhor Atriz
Fernanda Montenegro, em “Doce de Mãe” (Brasil)
Fernanda Montenegro, em “Doce de Mãe” (Brasil)
.
Melhor Telenovela
“Lado a Lado” (Brasil)
“Lado a Lado” (Brasil)
Melhor Documentário
“5 Broken Cameras” (França)
“5 Broken Cameras” (França)
Melhor Programa sem Roteiro
“Go Back to Where You Came From” (Austrália)
“Go Back to Where You Came From” (Austrália)
Melhor Programa de Arte
“Hello?! Orchestra” (Coreia do Sul)
“Freddie Mercury: The Great Pretender” (Reino Unido)
“Hello?! Orchestra” (Coreia do Sul)
“Freddie Mercury: The Great Pretender” (Reino Unido)
Founders Award
J.J. Abrams
J.J. Abrams