19 de dezembro de 2011

A maior montanha plana do Mundo: Monte Roraima

Está entre as formações geológicas mais antigas da Terra, quando os continentes ainda nem estavam separados, há cerca de dois bilhões de anos. O Monte Roraima foi ganhando este aspecto devido à ação do vento e da chuva, que foram “moldando” as suas rochas.
Situado num terreno montanhoso rodeado por outros imponentes montes, faz parte do chamado grupo Tepuis. Este grupo caracteriza-se pela sua forma natural: praticamente plana, como se os seus montes fossem mesas. Com uma extensão de 31Km2, está distribuído entre três países: no sul da Venezuela, no extremo norte do Brasil e no oeste do Guiana.
Desde sempre o Roraima despertou interesse e curiosidade. Há várias lendas antigas e mitos desde os primeiros povos que habitavam nas redondezas. Descrito pela primeira vez apenas em 1596, por Sir Walter Raleigh, foi também fonte de inspiração ao criador do famoso detective Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle, para a sua obra de 1912 O mundo perdido.
roraima mountain montanha plana

Apesar de o Brasil ser o país com o menor território no Monte Roraima, com apenas 5%, contra 10% da Guiana e 85% da Venezuela, as agências brasileiras parecem ter dado um passo à frente neste quesito. As principais praticam o chamado turismo ecológico e defendem a preservação ambiental de toda a região. Oferecem infraestrutura para dar o destino correto para todo o lixo produzido e orientam seus guias e os turistas sobre as regras ambientais da montanha.
Por concentrar as nascentes de vários rios da região, o Monte Roraima é conhecido como a "Mãe das águas." De origem indígena, a palavra Roraima seria uma contração, segundo os locais, de "roro" (verde-azulado) com "imã" (grande), nome dado em homenagem às suas variações de cor quando visto de longe ao longo do dia. O monte é considerado sagrado por diversas etnias indígenas da região, que veneram seu deus, Macunaíma. Diferentemente do que se pensa, o nome do estado brasileiro foi dado em referência ao Roraima, e não o contrário.
Uma das características do monte é seu clima inconstante. Ele está em uma região que possui grandes variações de temperatura, ventos fortes e chuvas repentinas. De acordo com especialistas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet-Brasília), de uma forma geral, o clima de Roraima é típico de regiões equatoriais: quente e úmido. Porém, no Nordeste do estado, onde está localizado o monte, existe o efeito da altitude. Ou seja, a temperatura cai à medida que se sobe - aproximadamente 0,7ºC a menos, a cada cem metros de altitude vencidos. Por isso, o Roraima acaba tendo uma grande amplitude térmica, com a temperatura variando de 25ºC, pela manhã, a menos de 10ºC, nas noites de céu limpo.
roraima mountain montanha plana

Em 2006, uma equipa de cientistas partiu numa exploração às recentemente descobertas grutas de Roraima. Um ano depois, retornariam com alguns apoios por parte da NASA, para uma maior investigação sobre micróbios encontrados nas paredes das grutas que poderiam trazer pistas sobre a vida noutros planetas.
As escaladas, subidas e descidas pela montanha datam já de 1884. Sir Everard Im Thurn, após várias tentativas de chegar ao topo, encontra finalmente um caminho pelas encostas. Apesar do difícil e íngreme acesso, foi o primeiro tepui a ser escalado. Hoje em dia, é esse o percurso mais usado pelos aventureiros que procuram uma experiência diferente.
Alcançar e percorrer os 90 Km do cume não é tarefa fácil. Pode levar dois dias até lá e sete dias para uma “exploração” total de toda a área. A caminhada começa do lado venezuelano. Na aldeia indígena de Paraitepuy, próxima da zona, é possível encontrar um guia para acompanhar a viagem, já que as nuvens e o tempo chuvoso podem levar alguém a perder-se no caminho. Para além da maravilhosa vista, da diversa fauna e flora que Roraima oferece, o ponto alto é a “Pedra Maverick”, que se assemelha a um modelo de automóvel dos anos 70. Os milhões de litros de água que escorrem pelo monte formam riachos e quedas de água de 979 m - entre elas, “Santo Angel”. Esta é a única maneira de chegar, sem recorrer ao uso de equipamentos de alpinismo. Do lado de Guiana e do Brasil, devido às falésias que rodeiam o monte, é impossível contorná-lo sem esta ajuda.


roraima mountain montanha plana

Nenhum comentário:

Postar um comentário