27 de julho de 2011

As 10 Celebridades Mortas que Mais Lucraram em 2010

Todos os anos, a Revista Forbes lista os mais ricos, os mais influentes e os mais poderosos artistas, celebridades, políticos e homens de negócios do mundo. Prato cheio para os sites, blogs e programas de TV que adoram se entreter com as curiosidades do show buss. Pois é. Ultimamente a Revista divulgou uma lista curiosíssima sobre as celebridades mortas que mais arrecadaram dinheiro em todo o mundo, entre outubro de 2009 e outubro de 2010. Não custa nada conferir, né?


10. Richard Rodgers (1902-1979)


Richard Rodgers foi um dos mais aclamados compositores norte-americanos do século XX. Compôs mais de 900 músicas e 43 musicais para a Broadway. Foi uma das duas únicas pessoas no mundo a ter sido laureado com os prêmios Emmy, Oscar, Tony e Pulitzer (a outra pessoa é Marvin Hamlisch).  Em 2010, estima-se que ele tenha “faturado” cerca de 7 milhões de dólares entre o período de outubro de 2009 e outubro de 2010.

09. George Steinbrenner (1930-2010)

O bilionário norte-americano George Steinbrenner ficou conhecido por ser o principal proprietário do time de baseball New York Yankees. Steinbrenner não fundou o time, mas o adquiriu em condições precárias ainda nos anos 70 e o transformou em uma das superpotências  da Liga Americana de Baseball. Graças ao lucrativo desempenho da equipe na temporada deste ano, Steinbrenner lucrou cerca de 8 milhões de dólares apenas com publicidade e merchandising.

08. Albert Einstein (1879-1955)

O criador da Teoria da Relatividade também faturou muito neste último ano. Mesmo após 55 anos de sua morte, Einstein tem seu nome veiculado à venda de produtos  Baby Einstein, direcionado ao público infantil, além de anúncios de caminhão da Crysler, óculos e até videogames da Nintendo. Tudo isso lhe rendeu aproximadamente 10 milhões de dólares, que, por motivos óbvios, o gênio alemão nunca terá a oportunidade de gastar.

07 . Dr. Seuss (1904-1991)

O escritor de histórias infantis Theodor Geisel, mais conhecido pelo pseudônimo Dr. Seuss, faturou nada mais que 11 milhões de dólares na temporada 2009/2010. O autor de "Como o Grinch roubou o Natal", história adaptada ao cinema em 2000 que teve Jim Carrey como estrela principal, não viveu o bastante para ver sua obra ser comercializada como aplicativos para Iphone, razão de sua póstuma fonte de renda.

06. Stieg Larsson (1954-2004)

O escritor sueco Stieg Larsson não viveu o suficiente para ver o estrondoso sucesso que sua Trilogia Millennium fez. Em 2008, o autor foi anunciado como o segundo mais vendido do mundo, atrás apenas de Khaled Rosseini, autor de "O Caçador de Pipas". Cerca de 40 milhões de cópias de seus romances policiais já foram vendidos, estes traduzidos para mais de 44 línguas. Em breve haverá uma adaptação de sua obra ao cinema, o que aumentará ainda mais o interesse do público em seus escritos e, consequentemente, renderá mais que 15 milhões de dólares, quantia "arrecadada" nesta temporada.

05. John Lennon (1940-1980)

No ano de 2010 encontram-se datas muito especiais para os fãs do Beatles: relembra-se o 30º aniversário de morte de John Lennon e comemora-se o seu 70º de nascimento. O fato é que o músico, mesmo morto,  engordou ainda mais a conta bancária de Yoko, obtendo mais de 17 milhões de dólares extras com o relançamento de parte de seu catálogo e mais os acordos de licenciamento para um jogo de videogame.

04. Charles Schulz (1922-1999)

Para quem não lembra, Charles Schulz foi um grande cartunista norte-americano, de ascendência alemã, que criou a série Peanuts (conhecida aqui no Brasil como Minduim). Entre 2009 e 2010, a empresa criada pelo cartunista arrebatou nada mais nada menos que 33 milhões de dólares em direitos autorais, já que as tirinhas que imortalizaram Charlie Brown estão presentes em mais de 2200 jornais em todo o mundo, em mais de 40 línguas.

03. J.R.R. Tolkien (1892-1973)

O criador da trilogia "O Senhor dos Anéis", J.R.R. Tolkien, morto em 1973, ainda é responsável pela alta lucratividade que rende aos estúdios de Hollywood. O último filme da saga do anel chegou aos cinemas em 2002, mas em breve "O Horbit", romance que antecede à trilogia, estreará em salas de exibição no mundo todo. O interesse pela obra do escritor inglês ainda está em alta (foram vendidos mais de 500 mil cópias de seus romances só no ano passado), o que justifica os 50 milhões de dólares faturados neste ano.

02. Elvis Presley (1935-1977)

Mesmo morto há 33 anos, o Rei do Rock, Elvis Presley, embolsou cerca de 60 milhões de dólares em 2010. Desses, 5 milhões foram arrecadados só com as entradas à mansão de Graceland e com o espetáculo do Cirque du Soleil em homenagem a Elvis. Os 75 anos que o Rei faria este ano impulsionou ainda mais as vendas de produtos licenciados sob o nome do artista, sem contar os eventos comemorativos dos quais fazem parte um cruzeiro temático nas Bahamas.
01. Michael Jackson (1958-2009)

A morte precoce de Michael Jackson impulsionou a venda indiscriminada de discos e artigos ligados ao nome do Rei do Pop, o que fez com que ele faturasse postumamente mais de 275 milhões de dólares em todo o planeta. Merchandising e direitos de imagem e nome para o filme "This Is It" foram negociados com a Sony, o que fez com que Michael "arrebatasse" cerca de um quarto de bilhão de dólares. Michael Jackson foi o artista que fez mais dinheiro nesta temporada do que qualquer outro artista morto ou vivo. Note que a fortuna acumulada por Michael neste período é muito superior a todo o dinheiro arrecadado pelas outras nove celebridades que apareceram neste post!
* Para se ter uma ideia da fortuna gerada, o lucro somado de Madonna, Lady Gaga, Beyonce e Jay-Z nem chegava a US$ 250 milhões (cerca de R$ 386 milhões) na época.

Nenhum comentário:

Postar um comentário